Vacina Tríplice Viral (sarampo – caxumba – rubéola)
A gestação deve ser evitada no primeiro mês após a aplicação da vacina, uma vez que é composta por vírus atenuados e, portanto, há o risco teórico de infecção congênita na criança.
Após a tríplice viral, você deverá aguardar 3 meses para engravidar.
Quanto tempo pode engravidar depois da vacina de sarampo?
Depois de quanto tempo posso engravidar? O ideal é esperar ao menos três meses, porque o sistema imunológico da mulher fica comprometido depois de receber a dose.
Quanto tempo depois da vacina da rubéola pode engravidar?
2) A mulher imunizada contra rubéola deve esperar quanto tempo para engravidar? As mulheres depois de tomar a vacina contra a rubéola, devem aguardar até 30 dias para engravidar. A vacina não oferece riscos nem a mulher e nem ao feto.
Porque quem toma a vacina do sarampo não pode engravidar?
A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.
A gestante deverá manter o acompanhamento de pré-natal de rotina na Atenção Primária. A vacina tríplice viral não é realizada durante a gestação devido ao risco teórico de vacinas de vírus vivos sobre a embriogênese, embora nenhum estudo tenha demonstrado esse risco.
Quantos dias dura a reação da vacina tríplice?
Efeitos e eventos adversos: As reações locais acometem menos de 0,1% dos vacinados e incluem: ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo. Febre alta (maior que 39,5⁰C), que surge de cinco a 12 dias após a vacinação, com um a cinco dias de duração, pode ocorrer em 5% a 15% dos vacinados.
A vacina deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira administrada aos 12 meses e a segunda entre os 15 e 24 meses de idade. Após 2 semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira.
Quem não pode tomar a vacina contra sarampo?
São elas:
- Crianças entre 6 meses e 12 meses, em situações de surtos precisam ser vacinadas. Essa faixa etária apresenta a maior taxa de incidência.
- Pessoas com mais de 59 anos provavelmente tiveram sarampo, por isso não são prioridade para a vacinação pública.
Estou grávida e tomei a vacina de sarampo?
A vacina triplice viral para sarampo não deve ser feita durante a gravidez. As vacinas de vírus vivo e atenuados não podem ser realizadas na gravidez. O risco de sarampo/rubeola/caxumba vacinal existe e o risco de infecção fetal pode existir. Esse risco é baixo.
Quais as vacinas que se deve tomar antes de engravidar?
Quais vacinas tomar antes de engravidar
- Covid-19.
- dTaP (coqueluche, difteria e tétano).
- Hepatite B.
- Influenza (gripe).
- Tetra Viral (caxumba, catapora, sarampo e rubéola).
Quem já teve rubéola pode engravidar?
Mais alguns fetos estão a salvo desse risco. Se o vírus entrar no organismo de um gestante que já tenha tido Rubéola antes de engravidar, será combatido pelos anticorpos – produzidos quando a doença foi contraída pela primeira vez – e destruído antes de atingir o feto.
Por que a gestante não deverá receber a vacina contra rubéola?
A rubéola quando adquirida na gravidez, principalmente nos três primeiros meses, pode causar a morte do feto e é um risco para os recém-nascidos, que podem desenvolver a Síndrome da Rubéola Congênita e sofrer graves com- plicações como retardo mental, ceguei- ra, surdez e má formação do coração.
Estou grávida e tomei a vacina da febre amarela o que pode acontecer?
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), a vacina da febre amarela em gestantes é normalmente contraindicada. No entanto, em situações em que o risco da infecção supera os riscos da vacinação, pode ser feita durante a gestação.