Quanto tempo é a estabilidade após a licença maternidade?

Quanto tempo após o término da licença maternidade posso ser demitida?

A Constituição já garante à gestante estabilidade a partir do momento da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Quanto tempo de estabilidade após licença maternidade 2021?

Como mencionado anteriormente, todas as trabalhadoras gestantes têm seus direitos previstos na CLT. Sendo assim, qualquer profissional que esteja devidamente contratada dessa forma tem total direito à estabilidade gestante até 5 meses após o parto.

O que fazer se não deseja voltar ao trabalho após licença maternidade?

Caso a empresa realmente queira realizar a demissão da profissional gestante ou recém-mãe em período de estabilidade, a empresa pagará uma indenização referente a esse período. Com relação às férias, muitas mamães também optam por tirá-las logo após a licença maternidade, aumentando assim o tempo com o bebê.

Quem volta da licença maternidade tem direito a Seguro-desemprego?

De acordo com Rogério, qualquer tipo de licença entra na contagem do período de vínculo com a empresa, ou seja, não é descontado no cálculo para o seguro-desemprego. Isso inclui afastamentos médicos ou licença maternidade.

Como fica a licença-maternidade na pandemia?

O texto afirma que a gravidez será considerada de risco até a imunização e a gestante terá direito ao salário-maternidade, pago pela Previdência, do início do afastamento até 120 dias após o parto. … O empregador fica dispensado de pagar o salário.

INTERESSANTE:  Porque o bebê chora e fica roxo?

Como funciona o atestado de amamentação?

Conforme dispõe o artigo 396 da CLT, para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um.

O que fazer se a empresa não pagar a licença-maternidade?

A trabalhadora terá direito à indenização do período estabilitário (seis meses após o parto) e as verbas decorrentes da rescisão do contrato por justa falta do empregador, além dos salários maternidades não recebidos.

O que fazer quando voltar da licença maternidade?

Como lidar com a volta ao trabalho depois da licença-maternidade

  1. Aprenda a delegar tarefas. …
  2. Ouça outras experiências. …
  3. Aproveite melhor seu tempo e entregue qualidade. …
  4. Se planeje. …
  5. Seja transparente.