Qual é o impacto social de uma gravidez não planejada?

Quais são as consequências de uma gravidez não planejada?

A ausência de planejamento faz com que boa parte dessas mulheres não se cuide da melhor forma durante a gravidez, aumentando os riscos para elas (depressão pós-parto, aborto ilegal, violência doméstica…) e para os bebês (parto prematuro, baixo peso ao nascer, menor tempo de amamentação.

Qual o impacto que uma gravidez não planejada têm na vida de uma família?

Já a gravidez não planejada, pode levar à consequências desastrosas, como grandes conflitos familiares, aumentando a violência doméstica entre outros problemas, e também as filhas seguirem o mesmo caminho de suas mães, repetindo os mesmos erros cometidos, num ciclo vicioso.

De quem é a responsabilidade de uma gravidez não planejada?

O papel do homem na gestação vai além da concepção de um bebê e é fundamental para apoiar as mudanças vividas pela mulher. Quando uma gravidez é anunciada, é normal que todas as atenções se voltem para a mãe.

INTERESSANTE:  Como aliviar o chiado do bebê?

Quais as principais perdas que uma adolescente tem quando se depara com uma gravidez não planejada?

O Protocolo de Saúde do Adolescente abrange algumas consequências sociais e psicológicas a mais, que podem ser encontradas em decorrência de gestações não planejadas: ocorrência de abortos provocados, dependência financeira dos adultos, abandono ou interrupção dos estudos, dificuldade de retorno à escola, …

O que fazer quando a gravidez não é desejada?

Como Lidar Com uma Gravidez não Planejada

  1. 1ª passo: Espere o susto passar. Embora seja completamente inesperado e, algumas vezes impensável estar grávida naquele momento, a gravidez aos poucos será assimilada. …
  2. 2º passo: Fale com seu companheiro. …
  3. 3º passo: Procure um médico de confiança. …
  4. 4º passo: contar para a família.

Quais são as consequências de uma gravidez indesejada?

No caso da falta de intenção, existem riscos de saúde para a mãe e o bebê como desnutrição, doenças, negligências e até mesmo a morte. A gravidez sem propósito também leva a ciclos de alta fertilidade, mina potenciais de educação e emprego e conduz à pobreza.

Quais são os riscos de uma gravidez na adolescência?

“Na gravidez precoce tem-se o risco de doenças hipertensivas. O feto também corre o risco de nascer prematuro e com complicações como má-formação do pulmão. Por isso, falamos da importância de uma gravidez planejada”, afirma ainda o médico.

O que pode ser uma gravidez de risco?

Veja os principais: Condições anteriores à gestação: hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, infecções crônicas (como HIV), problemas cardíacos, pulmonares ou renais e idade materna (mães que dão à luz com menos de 17 e mais de 35 anos têm maior risco de complicação.

De quem é a responsabilidade do planejamento familiar?

O planejamento familiar é uma decisão livre do casal, sendo que não existe qualquer interferência do Estado nesta questão, porém é de inteira responsabilidade dos pais a convivência com os filhos menores.

INTERESSANTE:  Como fazer bebê engordar com leite materno?

Estou grávida e não estou com o pai do meu filho?

Mesmo que não tenha vínculos conjugais com o pai do bebê, a gestante pode recorrer à justiça para solicitar a pensão. Cada caso é analisado pelo juiz, que determinará quais serão as provas necessárias para comprovar a paternidade.

Porque os homens mudam quando a mulher fica grávida?

Durante a gestação, geralmente o homem tende a se sentir mais atraído pela parceira. Isso acontece porque há o aumento da circulação na região pélvica, tornando a mulher mais sensível e lubrificada. Agora ela se sente ainda mais atraente, sem precisar se preocupar com a barriga, que vira motivo de orgulho para o casal.

Quais os efeitos de uma gravidez precoce para a vida de uma adolescente como a Psicologia pode intervir nesse contexto?

Na ausência de contato familiar, reduz a possibilidade dos jovens de obterem dos pais orientação adequada sobre sexualidade, o que faz com que esses jovens corram o risco de receber informações erradas nas ruas, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento social, com repercussões na saúde das jovens.