Precisa ir ao médico para tomar anticoncepcional?

Precisa fazer algum exame para tomar anticoncepcional?

Nenhum exame é necessário para a prescrição do anticoncepcional, exceto se você tiver alguma queixa e se o seu médico achar alguma alteração no exame físico. O Papanicolaou e o ultrassom tranasvaginal não é necessário para o início do anticoncepcional. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Tem que ir no ginecologista para tomar anticoncepcional?

“Não. A mulher, antes de tomar pílula, precisa passar por uma consulta com o ginecologista a fim de saber se ela pode ou não tomar o medicamento”.

O que preciso fazer para começar a tomar anticoncepcional?

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez

Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.

É necessário tomar o anticoncepcional depois de transar pela primeira vez?

Não, mas no início da adolescência as meninas passam a ter um corpo mais desenvolvido, apresentando mamas e quadris mais largos, e isto não se deve ao uso do anticoncepcional, nem ao início das relações sexuais. No entanto, o anticoncepcional só deve ser iniciado depois do aparecimento da primeira menstruação.

INTERESSANTE:  O que é tampão de grávida?

Como o ginecologista escolhe o anticoncepcional?

A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.

Qual profissional indica anticoncepcional?

Qualquer médico que saiba prescrever um anticoncepcional, avaliar indicações e contra-indicações pode prescrever o anticoncepcional. Pode ser o ginecologista, endocrinologista, clínico, cirurgião, etc.

Pode pedir anticoncepcional na primeira consulta?

Na primeira consulta é possível prescrever anticoncepcional sem exame se paciente sem problemas de saúde, sem fatores de risco e sem contra indicação a medicação. Porém, sempre há particularidades e seu médico saberá avaliar.

O que acontece se tomar anticoncepcional por conta própria?

Tomar anticoncepcional sem orientação médica pode trazer riscos. Porém, se tomada sob supervisão de um médico ginecologista, haverá menos ou até nenhuma reação indesejável, pois isso varia muito de mulher para mulher. Além disso, certas doenças e o tabaco podem afetar negativamente o uso do contraceptivo.

Como pedir um anticoncepcional na farmácia?

Anticoncepcionais (qualquer tipo) só devem ser receitados por médicos, pois é medicação hormonal. Segundo ele, o farmacêutico não indica a pílula. “Quem costuma indicar é o balconista, pois está mais interessado na venda do que na saúde da consumidora”, afirma.

Qual a idade ideal para começar a tomar anticoncepcional?

Que idade começar a tomar? Não há idade certa para começar a tomar a pílula, mas a mulher precisa já ter iniciado seu período fértil, ou seja, já ter tido a primeira menstruação. A escolha do anticoncepcional adequado deve sempre ser feita junto com um médico.

O que acontece se tomar anticoncepcional depois da relação?

A pílula de emergência pode ser utilizada até 5 dias depois de uma relação sexual desprotegida, embora ela seja mais eficaz quanto menos tempo passar entre a relação sexual e a tomada da pílula. 3.

INTERESSANTE:  Pergunta frequente: ¿Cuándo se le puede dar fruta a un bebé?

É necessário tomar remédio antes da primeira vez?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a primeira dose deve ser tomada ATÉ 5 dias após a relação sexual desprotegida. Mas atenção: quanto mais cedo for tomada (poucas horas depois da relação sexual), maior a eficácia (proteção contra gravidez indesejada).

Como tomar anticoncepcional injeção pela primeira vez?

Para mulheres com ciclo menstrual normal, que não usam a pílula nem outra injeção anticoncepcional, a primeira injeção deve ser tomada até o 5º dia do inicio da menstruação e as seguintes, devem ser administradas a cada 30 dias, mais ou menos 3 dias, independentemente da menstruação.