Pergunta frequente: Qual a maneira correta de cuidar do umbigo do bebê?

Como cuidar do umbigo do bebê?

Siga esses cuidados na hora da limpeza:

  1. Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos. …
  2. Molhe o algodão ou a toalha com o álcool 70%
  3. Passe por toda a região em volta do umbigo.
  4. Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes.
  5. Seque o umbigo muito bem.

Como curar umbigo de bebê passo a passo?

A indicação é usar algodão ou fralda de pano para higienizar toda a região com água limpa ou álcool 70%. Lembre-se de secar bem o coto umbilical depois de limpá-lo. Para isso, você pode abanar a região ou utilizar gaze e fazer movimentos suaves, como pequenas batidinhas, para evitar machucar o seu bebê.

Quando devo me preocupar com o umbigo do bebê?

Pode acontecer de sair pus ou sangue na fralda, se ela estiver em contato com o umbigo. A região também pode exalar um odor, sem que isso seja, necessariamente, indício de infecção. Se a criança apresentar febre, mamar menos, apresentar inchaço ou vermelhidão em torno do umbigo, leve ao médico imediatamente.

Como saber se o umbigo do bebê está normal?

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

INTERESSANTE:  Quais os riscos à saúde que pode acontecer durante uma gravidez na adolescência?

Quanto tempo demora para cair o umbigo do bebê?

O cordão umbilical liga o bebê à placenta, órgão responsável por transferir oxigênio e micronutrientes da mãe para o bebê. Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.

Como colocar gaze no umbigo do bebê?

Pegue outra gaze empapada com álcool e enrole-a ao redor do cordão. Quando colocar a fralda, segure com ela, a compressa, mas sem oprimir o abdômen. Você também pode deixar a pinça do cordão umbilical por fora da fralda para não abafar.

Como limpar umbigo depois que cai?

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.

Qual o remédio para curar umbigo de bebê?

Cicatrização após a queda do coto

O granuloma umbilical produz uma secreção que incomoda o bebê e pode levar cerca de 28 dias, ou o período neonatal, para finalização natural. Para o tratamento, algumas aplicações de nitrato de prata em bastão são suficientes para resolver o problema.

Pode colocar faixa no umbigo do bebê?

Ao contrário do que muita gente imagina, não há a necessidade de colocar nenhuma faixa ou qualquer outro tecido que comprima a barriga do bebê. Além de não ter nenhuma utilidade, a medida pode abafar a região, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de infecções.

Pode molhar o umbigo do Recém-nascido?

O umbigo pode ser molhado normalmente. Após enxugar o bebê, fazer o curativo do umbigo com álcool a 70%* e cotonete, da base para a ponta do coto e, principalmente, na junção da pele com o coto.

INTERESSANTE:  Quando o bebê sente falta da mãe?

É normal o umbigo do bebê ficar vermelho?

Porém, se envolta do local estiver vermelho, inchado ou com secreção muito malcheirosa (um pouco de mal cheiro pode existir antes da higienização), procure seu pediatra e converse com ele, pois isso pode ser sinal de infecção. Em algumas situações (20% dos bebês), após cair o coto umbilical, o umbigo fica saltado.

É normal o umbigo cair em 4 dias?

O umbigo (coto umbilical) do bebê recém-nascido normalmente cai entre o 5º e o 15º dia de nascimento. Em alguns casos, o coto pode cair antes ou depois desse prazo e não há problemas se isso acontecer. … Manter esse região limpa e seca, sem preocupação com machucar o bebê, pois a limpeza não provoca dor no bebê.