O que é síndrome hemorrágica na gravidez?

O que é síndrome hemorrágica?

As doenças hemorrágicas se caracterizam por sangramento excessivo espontâneo ou associado a trauma/cirurgia. O sangramento pode ser na pele (equimoses, hematomas) ou atingir órgão interno (sangramento intestinal, urinário, uterino).

O que é síndrome hemorrágica na gestação?

A evolução clínica consiste em sangramento ver- melho vivo, intermitente e indolor na segunda metade da gravidez, sendo o tônus uterino normal e havendo ausência de sofrimento fetal (diagnóstico diferencial do descolamento prematuro da placenta).

Quais são as situações hemorrágicas na gravidez?

As Hemorragias da Segunda Metade da Gestação são apresentações de diversas patologias que acontecem neste período, de modo que neste resumo abordaremos: descolamento prematuro de placenta, placenta prévia, ruptura uterina, ruptura de vasa prévia e ruptura do seio marginal.

Qual a classificação das síndromes hemorrágicas?

As doenças hemorrágicas são divididas em dois grandes grupos, a depender onde se encontra a falha na hemostasia: (i) podem ocorrer como resultado de uma disfunção ou redução dos níveis de plaquetas (pequenos corpos em forma de disco na corrente sanguínea que ajuda no processo de coagulação) como são o caso das púrpuras …

INTERESSANTE:  Questão: É normal ir ao banheiro fazer cocô várias vezes na gravidez?

O que é uma pessoa hemofílica?

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

O que pode causar uma hemorragia interna?

Hemorragias internas são sangramentos que ocorrem dentro do corpo e que podem não ser percebidas, sendo por isso mais difíceis de diagnosticar. Estas hemorragias podem ser provocadas por lesões ou fraturas, mas também podem ocorrer devido a doenças como hemofilia, gastrite ou doença de Crohn, por exemplo.

Quais as síndromes hemorrágicas mais comuns no primeiro trimestre gestacional?

SÍNDROMES HEMORRÁGICAS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GESTAÇÃO

  • abortamento,
  • gestação ectópica (GE ),
  • doença trofoblástica gestacional (DTG ).

Quais os cuidados de enfermagem na DPP?

É importante que o enfermeiro saiba da possibilidade de sangramento oculto no DPP, porque é uma situação extremamente grave, tanto para a gestante quanto para o feto. Algumas vezes pode ocorrer infiltração sanguínea intramuscular intensa, atingindo todo o útero, que adquire coloração azulada ou púrpura.

Quais são os sinais de presunção de gravidez?

Náuseas e vômitos (no primeiro trimestre e, tipicamente, durante a manhã com alívio ao longo do dia). Alterações mamárias (aumento do volume e aumento da sensibilidade nas mamas). Alterações urinárias (polaciúria e nictúria). Percepção de movimentos fetais pela paciente.

Quais são as possíveis situações hemorrágicas da primeira metade da gestação que podem acometer a mulher em seu período gravídico?

placenta prévia, abortamento e descolamento prematuro da placenta.

O que acontece na 20 semana de gestação?

Na 20ª semana de gestação, todos os órgãos do bebê já estão formados e continuam a amadurecer até o nascimento, a vernix caseosa continua a se formar sobre a pele do bebê que nesta fase já é mais rosada.

INTERESSANTE:  Como começar a montar o quarto do bebê?

O que é sinal de Bandl?

A iminência de rotura uterina, por sua vez, manifesta-se através da Síndrome de Bandl-Frommel, caracterizada pela distensão do segmento inferior do útero (sinal de Frommel) e palpação do ligamento redondo, desviado para a frente (sinal de Bandl).

Quais são os tipos de hemorragia?

Os tipos de hemorragias são:

  • Hemorragia capilar: pelo rompimentos de vasos sanguíneos muitos pequenos,
  • Hemorragia arterial: pelo rompimento de uma artéria,
  • Hemorragia venosa: pelo rompimento de uma veia,
  • Hemorragia interna: não há exteriorização do sangue,
  • Hemorragia externa: quando o sangue sai para fora do corpo,

Qual doença causa hemorragia?

As causas das hemorragias incluem:

  • Doença hereditária, como a hemofilia.
  • Deficiência de vitamina K.
  • Câncer no fígado.
  • Metástases no fígado (da mama, cólon e pâncreas).
  • Outras doenças hepáticas, como hepatite e cirrose hepática.
  • Uso de antibióticos anticoagulantes a longo tempo.
  • Inibidores da angiogênese.

Qual a cor do sangue quando aborta?

Um aborto espontâneo geralmente é precedido por uma mancha de sangue vermelho-vivo ou escuro ou um sangramento mais evidente. O útero se contrai, causando cólicas. No entanto, aproximadamente 20% das gestantes têm algum sangramento pelo menos uma vez durante as primeiras 20 semanas de gestação.