Como a gravidez na adolescência é vista pela sociedade?
A gestação da adolescente tem grandes repercussões sociais. A jovem, muitas vezes, deixa os estudos e apresenta mais dificuldade de inserção e permanência no mercado de trabalho. Assim se prolonga o tempo de dependência financeira familiar dessa jovem.
O que falar sobre a gravidez na adolescência?
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública devido aos riscos à saúde da mãe e do bebê, tais como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto e outros, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.
Quais são os impactos da gravidez na adolescência?
Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.
Por que a gravidez na adolescência continua aumentando mesmo com tanta informação?
O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.
A gravidez nessa fase subtrai da mãe a chance de passar cada fase da vida de maneira natural, tirando dela a oportunidade de amadurecer. Além disso, é uma espécie de círculo vicioso da miséria, pois nem sempre a adolescente tem condições financeiras para cuidar da criança.
Quais são os possíveis efeitos psicológicos e sociais de uma gravidez na adolescência?
Estresse, depressão e ansiedade são problemas sérios e que podem prejudicar a formação do bebê e causar problemas para o resto da vida. Uma pesquisa publicada pela JAMA Pediatrics afirma que sintomas depressivos e/ou ansiosos das mães influenciam diretamente a densidade da substância branca das crianças.
O que fazer na gravidez na adolescência?
Confira a seguir algumas dicas de especialistas que podem ajudar nesse momento.
- Processe a notícia. Antes de lidar com as outras pessoas, é preciso lidar com os próprios sentimentos. …
- Compartilhe a notícia com pessoas de confiança. …
- Conte a seus pais. …
- Encontre um mediador. …
- Procure apoio profissional.
Quais fatores ou motivos que contribuem para a gravidez na adolescência sempre está em índices elevados no Brasil?
Diversos fatores podem ter contribuído para tanto, entre eles: menarca precoce; casamento tardio; deficiência na educação sexual; estilo de vida urbana e quase total ausência de serviços de saúde especializados em adolescentes.