Melhor resposta: Como a gravidez na adolescência é vista hoje em dia?

Como a gravidez na adolescência é vista pela sociedade?

A gestação da adolescente tem grandes repercussões sociais. A jovem, muitas vezes, deixa os estudos e apresenta mais dificuldade de inserção e permanência no mercado de trabalho. Assim se prolonga o tempo de dependência financeira familiar dessa jovem.

O que falar sobre a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública devido aos riscos à saúde da mãe e do bebê, tais como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto e outros, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

Quais são os impactos da gravidez na adolescência?

Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.

Por que a gravidez na adolescência continua aumentando mesmo com tanta informação?

O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.

Porque a gravidez na adolescência é um problema social?

A gravidez nessa fase subtrai da mãe a chance de passar cada fase da vida de maneira natural, tirando dela a oportunidade de amadurecer. Além disso, é uma espécie de círculo vicioso da miséria, pois nem sempre a adolescente tem condições financeiras para cuidar da criança.

INTERESSANTE:  Pergunta frequente: Qual o carrinho de bebê mais caro do mundo?

Quais são os possíveis efeitos psicológicos e sociais de uma gravidez na adolescência?

Estresse, depressão e ansiedade são problemas sérios e que podem prejudicar a formação do bebê e causar problemas para o resto da vida. Uma pesquisa publicada pela JAMA Pediatrics afirma que sintomas depressivos e/ou ansiosos das mães influenciam diretamente a densidade da substância branca das crianças.

O que fazer na gravidez na adolescência?

Confira a seguir algumas dicas de especialistas que podem ajudar nesse momento.

  1. Processe a notícia. Antes de lidar com as outras pessoas, é preciso lidar com os próprios sentimentos. …
  2. Compartilhe a notícia com pessoas de confiança. …
  3. Conte a seus pais. …
  4. Encontre um mediador. …
  5. Procure apoio profissional.

Quais fatores ou motivos que contribuem para a gravidez na adolescência sempre está em índices elevados no Brasil?

Diversos fatores podem ter contribuído para tanto, entre eles: menarca precoce; casamento tardio; deficiência na educação sexual; estilo de vida urbana e quase total ausência de serviços de saúde especializados em adolescentes.