Como colocar gaze no umbigo do bebê?

Como fazer curativo no umbigo do bebê?

Curativo do umbigo do bebê passo a passo

  1. Lave bem as mãos com água e sabão, e retire a gaze que envolve o pedaço do cordão. …
  2. Molhe uma gaze estéril com antisséptico e limpe com suaves toques a ferida e a pele ao redor. …
  3. Seque bem a zona e comprove que está bem seca com outra gaze.

Pode enrolar gaze no umbigo do bebê?

Ao contrário do que muita gente imagina, não há a necessidade de colocar nenhuma faixa ou qualquer outro tecido que comprima a barriga do bebê. Além de não ter nenhuma utilidade, a medida pode abafar a região, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de infecções.

O que passar no umbigo do bebê?

Siga esses cuidados na hora da limpeza:

  1. Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos. …
  2. Molhe o algodão ou a toalha com o álcool 70%
  3. Passe por toda a região em volta do umbigo.
  4. Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes.
  5. Seque o umbigo muito bem.
INTERESSANTE:  Em que tipo de recipiente posso guardar o leite materno?

O que fazer para o umbigo do bebê ficar para dentro?

Não se costuma tratar um umbigo de recém-nascido estufado. Isso porque, na maior parte dos casos, ele regride espontaneamente antes de o bebê fazer seu primeiro aniversário. Quando a hérnia não desaparece sozinha, pode ainda ser feita uma cirurgia no umbigo estufado, a onfaloplastia, para corrigir o problema.

Pode fazer curativo no umbigo do bebê?

O curativo deve ser realizado sempre após o banho e após as trocas de fralda. O coto umbilical cairá espontaneamente em torno de 7 a 14 dias de vida. Alguns bebês apresentam um coto umbilical mais grosso e gelatinoso, o que poderá retardar sua queda em até 25 dias.

Como deve ser feito o curativo do coto umbilical?

A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e, com um chumaço ou uma haste de algodão, deve limpar bem o coto e ao redor onde ele se insere na barriga. É importante retirar qualquer secreção. Enquanto você estiver limpando o umbiguinho do bebê e algodão sair escuro, repita a limpeza com um novo algodão.

Pode colocar óleo no umbigo do bebê?

Por que colocar óleo no umbigo? O umbigo através da conexão das veias, detecta e conduz o óleo e seus nutrientes e as vai hidratando. Quando um bebê tem dor de barriga, ao massagear com óleo morno a dor desaparece. Não existem riscos.

Pode colocar esparadrapo no umbigo do bebê?

Normalmente, o tratamento da hérnia umbilical em bebês pode ser feito colocando um esparadrapo ou uma cinta para pressionar o umbigo para dentro da cavidade abdominal.

Quando devo me preocupar com o umbigo do bebê?

Pode acontecer de sair pus ou sangue na fralda, se ela estiver em contato com o umbigo. A região também pode exalar um odor, sem que isso seja, necessariamente, indício de infecção. Se a criança apresentar febre, mamar menos, apresentar inchaço ou vermelhidão em torno do umbigo, leve ao médico imediatamente.

INTERESSANTE:  Quem tem trombose na perna pode engravidar?

Como saber se o umbigo do bebê está normal?

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Quanto tempo pode levar para cair o umbigo do bebê?

O cordão umbilical liga o bebê à placenta, órgão responsável por transferir oxigênio e micronutrientes da mãe para o bebê. Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.

Quando o umbigo do bebê está inflamado?

Umbigo inflamado: o que fazer? Alguns incômodos são sinais de que o bebê está sentindo mais do que um simples desconforto. “Se houver secreção purulenta (esbranquiçada), eritema (vermelhidão) ou se a região tiver edema (inchaço) pode ser que haja infecção local”, enumera Claudionor.

É normal ter o umbigo para fora?

Em média, a cicatrização do tecido demora de 7 a 14 dias para acontecer. Após esse período, o coto umbilical acaba caindo naturalmente, como uma casquinha de machucado. É neste momento que o umbigo “para fora” pode se revelar. Mas não há motivo para preocupação imediata.