Quais gestantes enquadram no Pré-natal de alto risco?
Assim, basicamente se enquadram em pré-natal de risco três condições: as mulheres com doenças crônicas prévias à gestação, aquelas que tiveram uma gestação anterior de alto risco e aquelas que identificam, no curso da gravidez, uma condição ou doença que vai oferecer risco para ela e a para o bebê.
O que pode ser considerado uma gravidez de risco?
Uma gravidez é considerada de risco quando, após exames médicos, o obstetra verifica que existe alguma probabilidade de ocorrer uma doença da mãe ou do bebê durante a gravidez ou na hora do parto.
Qual o objetivo do Pré-natal de alto risco?
A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.
Quais os fatores de risco que podem indicar encaminhamento ao Pré-natal de alto risco?
O pré-natal de alto risco abrange cerca de 10% das gestações que apresentam critérios de risco, tais como cardiopatias, pneumopatias graves, nefropatias graves, endocrinopatias entre outras, fatores relacionados a vida reprodutiva prévia e fatores relacionados a gestação atual que necessitam de acompanhamento …
Como fica a gestante na MP 936?
“A gestante que tiver o contrato de trabalho suspenso ou com redução de jornada e salário terá mais tempo de estabilidade provisória no emprego, igual ao tempo de redução ou suspensão, após o que a Constituição já prevê”, diz a advogada.
Como classificar a gestante?
Esses itens são:
- idade gestacional (termo ou pré-termo)
- paridade (nulíparas e multíparas)
- se multípara, com ou sem cesárea prévia (cesárea anterior)
- gestação única ou múltipla (número de fetos)
- apresentação fetal (cefálica, pélvica ou córmica)
Qual idade é considerado gravidez de risco?
A gestação de mulheres com mais de 35 anos não é mais uma exceção, e tem se tornado cada dia mais frequente. Para o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 35 anos são consideradas gestantes de alto risco, pois são mais vulneráveis a algumas doenças como hipertensão gestacional e diabetes gestacional, por exemplo.
Quais os cuidados de uma gravidez de alto risco?
Cuidados durante a gravidez de alto risco
- Visitar o obstetra regularmente. …
- Fazer uma alimentação saudável. …
- Não consumir bebidas alcoólicas. …
- Repousar. …
- Controlar o peso. …
- Não fumar.
O que é o Pré-natal e quais seus objetivos?
O pré-natal tem o objetivo de monitorar a gestante, uma vez que ela passará a ter demandas fisiológicas relacionadas a gestação como por exemplo, a pressão arterial, o ganho de peso, a alimentação, o crescimento do bebê intrauterino, sua movimentação, ou seja, tudo que pode acontecer e trazer algum agravo no período …
O que se faz em um Pré-natal?
O pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez que é oferecido também pelo SUS.
…
Exames realizados no pré-natal
- Ultrassonografia;
- Hemograma completo;
- Proteinuria;
- Dosagem de hemoglobina e hematócrito;
- Teste de coombs;
- Exame de fezes;
- Bacterioscopia do conteúdo vaginal;
- Glicemia de jejum;
O que devemos prescrever para a gestante na primeira consulta?
Segundo Alvim, et al, (2007) ainda na primeira consulta, deve ser iniciada avaliação laboratorial, que deve constar dos seguintes exames: tipagem sanguínea, hemograma completo, glicemia de jejum, VDRL, exame comum de urina, anti-HIV, pesquisa de toxoplasmose IgG e IgM.