Melhor resposta: Como cuidar de um bebê com hidrocefalia?

O que faz o bebê nascer com hidrocefalia?

A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais. Os sintomas típicos incluem cabeça excepcionalmente grande e desenvolvimento anormal.

Quais os principais cuidados de enfermagem em caso de recém nascido com hidrocefalia?

A criança com hidrocefalia necessita cuidados específicos, geralmente visam instituir medidas de prevenção de complicações pós-operatórias, cuidados com a pele para prevenção de úlceras por pressão na cabeça, manutenção da hidratação e nutrição, bem como, aplicação de medidas de conforto(1011).

O que é hidrocefalia em bebê tem cura?

A hidrocefalia nem sempre tem cura, no entanto, pode ser tratada e controlada através de cirurgia para drenar o líquido e aliviar a pressão no cérebro. Quando não tratada, as sequelas de hidrocefalia podem incluir atraso no desenvolvimento físico e mental, paralisia e até mesmo morte.

São considerados intervenções de enfermagem na hidrocefalia?

São cuidados específicos da enfermagem: Manter a criança livre de complicações e sequelas; contribuir para melhora no prognóstico do desenvolvimento neuropsicomotor; prevenir infecção hospitalar; evitar iatrogenias; prevenir aumento da PIC; promover atendimento humanizado para a criança e família.

INTERESSANTE:  Quando o bebê não está ganhando peso?

Quem tem hidrocefalia pode trabalhar?

O uso da Derivação Ventrículo Peritoneal não provoca nenhuma limitação à vida do paciente que a usa. Em relação ao trabalho, dependerá do cargo exercido, pois deve-se tomar cuidado com o trajeto da válvula no sentido de evitar que algum impacto aconteça sobre a “bolsa” da DVP e/ou o seu cateter.

Como saber se o bebê está com hidrocefalia?

HIDROCEFALIA PEDIÁTRICA

Os sintomas neurológicos dependem se há aumento da pressão intracraniana cujos sintomas dos lactantes são irritabilidade, choro agudo, vomito, letargo, estrabismo e protrusão da fontanela. As crianças maiores que já falam, sofrem de dor de cabeça ou deterioração da visão.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?

  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. …
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. …
  • Promover a segurança do paciente. …
  • Prevenir complicações de doenças. …
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. …
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quanto custa em média uma cirurgia de hidrocefalia?

Esse tipo de cirurgia de alta complexidade tem um custo estimando em torno de R$ 20 mil nos hospitais privados. “Isto prova que é possível se fazer bom uso da verba disponível no SUS.

O que é DVP em enfermagem?

A derivação ventrículo peritoneal (DVP) consiste em um sistema de drenagem liquórica da cavidade ventricular para a peritoneal, conectado por uma válvula, para alivio da pressão no cérebro causada pelo acumulo de liquido.

Quais as sequelas que pode causar a hidrocefalia?

Bibliografia Selecionada

  • autismo (uma doença que causa problemas de comunicação e interação social)
  • dificuldade de aprendizagem.
  • problemas da fala.
  • problemas de memória.
  • problemas de visão (como estrabismo)
  • problemas de coordenação motora.
INTERESSANTE:  Qual é o anticoncepcional que emagrece?

Quais são as consequências da hidrocefalia?

O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.

Quem tem hidrocefalia pode ter uma vida normal?

Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.

Como cuidar da hidrocefalia?

A hidrocefalia requer cuidados de acompanhamento a longo prazo. É importante que você faça check-ups regulares com o neurocirurgião, de modo que ele ou ela possa monitorar o progresso e fazer testes para checar se há quaisquer alterações que possam indicar um mau funcionamento da válvula.

Como manipular DVE?

O sistema da DVE deve ficar fixado em um suporte EXCLUSIVO; • Manter o sistema sempre nivelado para que o conduto auditivo externo do paciente corresponda a uma altura de 12 a 15 cm de H2O na coluna de medida da Pressão Intracraniana (PIC); • Manter a cabeceira do leito sempre elevada entre 30° e 45°.