Como higienizar o umbigo do Recém nascido?

Como cuidar de umbigo de bebê recém nascido?

Siga esses cuidados na hora da limpeza:

  1. Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos. …
  2. Molhe o algodão ou a toalha com o álcool 70%
  3. Passe por toda a região em volta do umbigo.
  4. Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes.
  5. Seque o umbigo muito bem.

Como fazer a higiene do umbigo do bebê?

Molhe o algodão ou a toalha com o álcool 70% Passe por toda a região em volta do umbigo. Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes. Seque o umbigo muito bem.

Pode molhar o umbigo do Recém-nascido?

O umbigo pode ser molhado normalmente. Após enxugar o bebê, fazer o curativo do umbigo com álcool a 70%* e cotonete, da base para a ponta do coto e, principalmente, na junção da pele com o coto.

Quando parar de limpar o umbigo do bebê?

Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização.

INTERESSANTE:  Quantos dias de atraso posso fazer o teste de gravidez?

É necessário usar faixa no umbigo do bebê?

Ao contrário do que muita gente imagina, não há a necessidade de colocar nenhuma faixa ou qualquer outro tecido que comprima a barriga do bebê. Além de não ter nenhuma utilidade, a medida pode abafar a região, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de infecções.

Como saber se o umbigo do bebê está normal?

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Como tirar o clamp do umbigo?

Para que o umbigo do bebê caia é preciso passar álcool 70% em todas as trocas de fralda, o álcool seca o cordão e ai ele vai soltando sozinho da pele. Deve-se deixar o cotonete e o álcool sempre á mão para facilitar.

Como limpar umbigo depois que cai?

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.

Pode tirar a sujeira do umbigo?

A limpeza diária com água e sabão e a secagem com uma toalha limpa é o suficiente para manter a higiene da região do umbigo. Caso haja alguma alteração como coceira, dor ou saída de secreção procure um dermatologista.

Pode molhar o coto?

Molhar o coto, pode? Outra dúvida frequente é se durante o banho o coto pode molhar. E a resposta é, sim! Aliás, aproveite o banho para higienizar a pele da barriguinha que fica ao redor do coto com água e sabão.

INTERESSANTE:  Quantos meses o bebê pode comer geleia de mocotó?

Pode colocar a fralda em cima do umbigo?

Não deixe a fralda em cima do umbigo, Faça uma dobra, deixando para baixo do umbigo (colocar em cima pode atrasar a cicatrização e com o atrito acontecer machucar o local, causando pequenos sangramentos).

Como saber se o umbigo do bebê está inflamado?

3. Umbigo inflamado: o que fazer? Alguns incômodos são sinais de que o bebê está sentindo mais do que um simples desconforto. “Se houver secreção purulenta (esbranquiçada), eritema (vermelhidão) ou se a região tiver edema (inchaço) pode ser que haja infecção local”, enumera Claudionor.

Como limpar o umbigo do bebê de 3 meses?

A dica é lavar as mãos ou passar álcool em gel. E para fazer a limpeza na região do umbigo, umedeça o cotonete com o álcool a 70% e aplique na base do coto umbilical (entre o coto e a pele), circundado toda a área. Após limpar a base, passe também o cotonete com álcool a 70% no restante do coto umbilical.

Pode limpar o umbigo com cotonete?

Nunca tente limpar o umbigo ou tirar fiapos com objetos afiados, como uma pinça ou alicate de unha, pois você pode se machucar. Sempre use os dedos, uma toalhinha limpa ou um cotonete.

Como fica o umbigo do bebê depois que cai?

Entre os 20 primeiros dias de vida do bebê, o coto cai fica preto e cai, dando lugar a uma pequena ferida, que leva cerca de uma semana para cicatrizar, embora esse processo possa demorar um pouco mais do que 30 dias para acontecer, com um pequeno atraso na caída e na cicatrização.