Como elevar o colchão do berço?
A posição mais adequada para diminuir o risco de refluxo e prevenir a morte súbita de bebês é elevar com a cabeceira do berço levemente, entre 15 e 30 graus, especialmente até os seis meses de idade. Uma dica é pôr algum volume em baixo do colchão, que pode até ser uma colcha dobrada.
Como inclinar o berço do bebê?
Como inclinar o berço? Para inclinar o berço, você pode utilizar uma manta mais grossa, dobrada, e colocá-la debaixo do colchão do móvel. Utilize uma régua específica para verificar se a angulação está correta.
Precisa inclinar o berço do bebê?
O berço deve estar inclinado entre 15 e 30 graus e o bebê deve ser colocado com a cabeça no lado mais alto. Evite deixar objetos à sua volta, como bichinhos de pelúcia e outros brinquedos. Lembre-se que dormir de bruços traz risco de sufocação e asfixia para o bebê.
Como arrumar o berço para o bebê dormir?
Nos primeiros meses, não é necessário travesseiro ou edredom. Certifique-se de que as peças do kit berço estão bem presas às grades do móvel. No interior do berço não deve haver mais nada além dos lençóis: retire almofadas, bichos de pelúcia, brinquedos e qualquer outro objeto de enfeita na hora de dormir.
Como elevar o colchão?
Instale suportes feitos para elevar a ponta da cama.
Os suportes especializados vão diminuir o risco da cama deslizar e cair, então eles são a opção mais segura. Eles se parecem com os suportes comuns, mas possuem bases antiderrapantes e encaixes com enxertos de espuma que se ajustam aos pés da cama.
Até quando o bebê deve dormir inclinado?
Quando chegam mais ou menos aos 6 meses, os bebês começam a se virar sozinhos, e não dá mais para controlar a posição. Mas, a essa altura, o risco de morte súbita já caiu bastante, e você pode deixá-lo dormir na posição que ele escolher.
Como inclinar colchão bebê?
Durante os primeiros meses de vida, a criança precisa dormir em colchões elevados, com inclinação de 35° ou 40°. Esse mecanismo evita a sufocação com o refluxo, uma vez que os bebês conseguem expelir o líquido, impedindo que a secreção chegue aos pulmões.
Porque o bebê não fica no berço?
Sim, isso pode acontecer. Para crianças que têm alergias alimentares, problemas respiratórios ou refluxo, a posição de barriga para cima pode ser muito incômoda. Então o sono vai ficando cada vez mais leve durante a madrugada e a criança só consegue manter o sono até um certo horário. Depois ele precisa de muita ajuda.
Quais são as principais causas da síndrome de morte súbita do lactente?
Entre suas causas estão o atraso na maturidade do tronco cerebral do recém-nascido, dormir com os pais ou irmão, e de bruços ou de lado – em vez da posição correta, que é com a barriguinha para cima -, calor excessivo no ambiente, ou quando a mãe fuma durante a gravidez ou após o parto.