[psicologia] Vantagens do Yoga para crianças

Em tempos abordamos aqui no bloga8 o tema do Yoga e o que ele abrangia. Podes ler ou reler esse texto aqui.

O Yoga não escolhe idade nem género. Temos casos de idosos que são exímios praticantes de yoga, como também temos crianças de dois anos que também já são Yogis!

Apesar das práticas de Yoga para crianças não serem tão completas como as práticas para adultos, o Yoga tem tido cada vez mais adeptos entre os mais pequenos. Uma das inúmeras vantagens do yoga para crianças é a aprendizagem de conceitos através da auto-descoberta, da consciencialização e do jogo.

O que inclui Yoga para crianças?

Vocalizações (mantras) – As vocalizações são uma óptima forma de provocar vibrações no corpo, ao mesmo tempo que se explora a música e os seus benefícios para o cérebro. As vocalizações podem ser simples sílabas (aum ou om, por exemplo), ou músicas com letra que faça sentido para a prática que se segue!

Intenções – As intenções são uma forma de “carregar” a nossa prática com a energia que pretendemos. É quase como “sintonizar” o nosso estado emocional em consonância para o que pretendemos realizar. É óptimo para manter um estado de espírito saudável, independentemente do dia conter situações agradáveis (as apelidadas de “boas”) ou menos agradáveis (as apelidadas de “más”). Já agora, relembra este texto aqui.

Respirações (pranayamas) –As respirações são uma óptima fonte regulação do sistema nervoso autónomo. As respirações nasais, que envolvem inalações e exalações pausadas, auxiliam a activar o sistema de “descanso e renovação” (rest and renew). Já as respirações mais energizantes, são óptimas para exprimir e libertar emoções, representando igualmente uma prática de auto-monitorização e auto-regulação emocional.

Posturas físicas (asanas) – As posturas podem ter contornos calmantes ou revigorantes, podem ser realizadas deitadas, sentadas, de pé ou invertidas e sempre divertidas! Podem ser adaptados ao contexto onde estamos e até podem ser levadas para o contexto de sala de aula, já que podem ser feitas em cadeira.

Mantendo o espírito de jogo, as práticas de pranayama e asanas costumam ser associadas a animais e/ou a objectos, repletos de descrições e ricas em detalhes como formas, cores e movimento.

Práticas de meditação – A leitura de textos descritivos, ou realização de exercícios de visualização e imaginação guiados, são uma boa forma de meditação para crianças, com a intenção de introduzir a um estado de relaxamento. Para tornar estes exercícios de visualização mais divertidos, pode-se aliar vários formas de respiração à prática, tornando-a tudo menos monótona!

Outras práticas de atenção plena – A observação da respiração também constitui uma fonte de auto-descoberta de si e é um exercício de atenção plena! Para além deste, podemos fazer actividades de pintura, de realização de mandalas com materiais diversos, procurar trevos num jardim, enfim… a imaginação é o limite!

Relaxamento progressivo – Através da contracção e relaxamento dos músculos, promove-se uma libertação da tensão do corpo e ajuda a induzir estados de relaxamento e calma progressivos. Este exercício também promove a consciência corporal da criança. E já agora, pode ser um exercício repetido em casa pelos pais, à hora de deitar, já que promove o sono relaxado. Experimentem!

Vantagens do yoga para crianças 

São inúmeras as vantagens de realizar práticas de yoga com crianças. De entre tantos outros, aprendem-se conceitos como:

  • Ritmo;
  • Partes constituintes do corpo humano;
  • Consciência corporal;
  • Vocabulário;
  • Lateralidade e direccionalidade;
  • Competências comunicacionais;
  • Competências de visão e escuta;
  • Tomada e cedência de vez;
  • Contagem;
  • Desportivismo;
  • Memorização;
  • Discriminação pictórica (incluindo cores);
  • Competências motoras (motricidade fina e grossa);

Com os pais e familiares, o yoga para crianças é mais divertido! E agora… Yoga?

Até breve,

Joana Madureira

Instrutora de Yoga certificada
Artigo por Joana Madureira

Mulher e Mãe de duas crianças. Psicóloga e Formadora Facilitadora em Parentalidade Consciente Mentora da marca registada SCHOLA - Educar para a Felicidade.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.