[nutrição] 1 ano de idade e 3 regras de ouro

O vosso bebé já tem 1 ano de vida? Yupi! Já pode comer de tudo! Comida sem sal? Já eras! Zero açúcar refinado? Agora não há problema! Sumos à refeição? Tadinho só bebia água! Comida dos papás? Sim, porque não?

12 meses passaram a correr e os vossos bebés já comeram tudo o que poderiam provar até então, leite materno ou não, sopa de legumes, imensas frutas coloridas e docinhas, papas saudáveis, carne, peixe, iogurtes e queijo, leguminosas, ovo… imensos alimentos novos em apenas 12 meses!

Com 12 meses e 1 dia já pode comer tudo!

Estou certa?

Sim, podem comer de tudo um pouco, ainda com alguns cuidados com alimentos com potencial alergénico como os frutos oleaginosos e o marisco, mas é altura de lhe apresentar o vosso mundo alimentar! Chegou a hora de partilhar e integrar o vosso pequeno na vossa alimentação.

E agora é que são elas! Como são os vossos hábitos alimentares?

Quando chega a altura de juntar a alimentação familiar à alimentação dos vossos filhos existem três regras que vão ajudar nesta etapa e que devem ser mantidas ao longo do crescimento dos pequenos. Uma forma de eles crescerem saudáveis e da vossa alimentação melhorar.

 

A alimentação familiar adapta-se ao bebé e não ao contrário!

A alimentação familiar deve ser ajustada de forma a continuar com os bons hábitos alimentares que o bebé tinha até agora.

Por exemplo, o vosso bebé comia sopa antes do prato até agora, certo? As crianças aprende a observar por isso a família deve adotar este hábito alimentar saudável. Outro aspeto importante é que as refeições sejam variadas e equilibradas respeitado as regras da nossa Roda dos Alimentos.

Sal e açúcar quanto mais tarde melhor!

Estes dois ingredientes devem ser reduzido ao máximo na alimentação familiar. Se vamos passar a comer comida sem sal? Porque não? Também pode ser com baixo teor de sal. Antes de o bebé se integrar na vossa alimentação comece a reduzir o sal na vossa comida, quando chegar a altura nem vão notar porque o paladar já se adaptou. O açúcar usem sempre com contenção e na forma mais saudável possível, como usar a fruta para adoçar ou um açúcar integral como o de coco. Alimentos com açúcar adicionado (doces e bebidas açucaradas) deixem para mais tarde.

A refeição em família deve ser um momento tranquilo e agradável!

Os papás vão ter de deixar os bebés comerem com as mãos, mexerem, espremerem entre os dedos, sentirem o sabor, deitarem ao chão… Vocês vão deliciar-se com as coisas fantásticas que eles vão descobrir.

 

Simples não é? Agora mãos à obra vamos criar crianças saudáveis!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.