[nutrição] Vamos prevenir as constipações com a ajuda da alimentação!

Olá mamãs e papás!

Nós por aqui adorámos o sol, mas estas mudanças de temperatura estão a deixar os nossos sistemas imunitários totalmente baralhados! Vamos então fortalecer as defesas dos nossos pequenotes e as nossas com a ajuda da alimentação. Existem nutrientes que podem ter um papel preventivo e auxiliar na resposta do nosso corpo a gripes e constipações.

Alimentos ricos em vitaminas E, C, beta-caroteno, selénio e zinco, assim como em ómega 3 e 6 irão ajudar na resposta corporal e uma boa hidratação ajudará na proteção da pele, por exemplo, neste tempo de frio.

Hortícolas verdes e laranja (couves verde escuras, brócolos, cenoura, abóbora), fruta variada (kiwi, papaia, manga, laranja), frutos oleaginosos (amêndoas, nozes, avelãs), peixe gordo (salmão, sardinha), leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas), cereais integrais e água, são alguns exemplos desses alimentos.

Hoje vamos dar-vos uma receita de um puré rico em vitamina C com alguns dos alimentos mais ricos nesse nutriente. Na tabela observamos alguns dos alimentos ricos em vitamina C:

Alimentos ricos em vitamina C (mg/100g)
Salsa crua 220
Kiwi 72
Papaia 68
Laranja 57
Morango 47
Couve-flor cozida 44,8
Couve lombarda cozida 44
Framboesa 30

Tradicionalmente, a laranja é o representante deste grupo, mas não é o fruto mais rico nesta vitamina, o kiwi e a papaia são vencedores. Vamos lá ver o que conseguimos fazer com estes alimentos.

Puré Tropical(+12 meses)

Ingredientes:

2 kiwis

100g de papaia

½ abacate

Amêndoas q.b.

 

Preparação:

Comece por descascar e cortar em pedaços a fruta.

Depois com a ajuda da varinha mágica ou robot de cozinha triture bem, até obter um puré homogéneo.

Sirva com as amêndoas ou guarde para mais tarde nos pacotinhos Squeez, um lanche prático e saudável para levar!

 

E vocês têm receitas contra as constipações?

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.