[nutrição] Já apanhaste sol hoje?

Hoje venho aqui falar-vos da vitamina D também conhecida pela vitamina do sol, uma vez que a nossa exposição solar normalmente é suficiente para a produzirmos não sendo necessário o seu fornecimento através da dieta. No entanto, durante os meses de inverno, a sua produção fica comprometida, nós já não nos expomos tanto à luz solar, e quando nos expomos estamos tão agasalhados que sobra o nosso rosto que muitas vezes também está protegido por protetor solar, impedido a formação desta vitamina. Levando ao desenvolvimento de deficiência nesta vitamina tão importante para a manutenção da nossa saúde óssea, envolvendo-se com o cálcio e o fósforo.

Os adultos vão armazenado durante os meses quentes no fígado mas com os nossos filhos a história é outra, uma vez que saem de casa já besuntados com protetor solar não dando oportunidade à formação da vitamina D.

Eu defendo que logo pela manhã ou no final da tarde, nas horas de menor calor, podemos deixar o protetor de lado durante uns minutinhos, afinal parece que bastam 5 a 10 minutos de exposição solar nos braços e pernas ou mãos, braços e rosto, 2 a 3 vezes por semana, no verão é totalmente possível, se bem que poderia ser mais para os nossos pequenos formarem algumas reservas, no inverno é suficiente para evitar deficiência nesta vitamina.

A alimentação também dá uma boa ajuda, a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel estando naturalmente presente nos alimentos de origem animal, principalmente peixes gordos como o arenque, o salmão e a sardinha e na gema do ovo. Os laticínios e as bebidas vegetais são naturalmente pobres nesta vitamina só estando presente quando são fortificados.

Estou certa que a fortificação é uma boa solução, o profissional de saúde que acompanha os vossos pequenotes de certeza que vão recomendar, mas nós pais também temos de pensar na nossa saúde, já pensaram é recorrer a suplementos também? Falem com um profissional de saúde!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.