[nutrição] Como planear refeições?

Olá mamãs e papás!

Hoje começo a minha parceria com o vosso blog de eleição – o bloga8. A Bea fez-me o convite, o qual aceitei com todo o gosto!

Vamos aproveitar estas semanas de início de aulas e retoma às rotinas diárias para vos falar sobre a importância de planear refeições.

Planear lanches, jantares e mesmo almoços e for necessário é um dos passos mais importantes para evitar decisões por impulso que nos pesam na saúde e na carteira, como optar por jantar fora, recorrer ao take away ou comprar comida pré-confecionada cheia de sal e gordura e outros aditivos.

Mas como planear refeições? Por onde começar?

Para já vamos fazer uma lista com as vossas refeições habituais.

Com a lista pronta vamos tornar as refeições mais saudáveis, não podemos esquecer os três ingredientes principais: fonte de vitaminas, minerais e fibra [hortofrutícolas de todas as cores e feitios, crus ou cozinhados], fonte de proteína [peixe, carne, ovo, leguminosas, soja e derivados, tofu…], fonte de energia, os hidratos de carbono [arroz (integral, basmati, carolino, agulha…) massa (integral, tricolor, sem glúten…), as mais variadas batatas, cuscus, quinoa, millet, bulgur, mandioca ou tapioca, leguminosas e os outros todos que me esqueci ou esta lista seria interminável!

Depois é só aplicar, podem dividir entre carne/peixe/ovo, entre mais saudável e menos saudável (- o menos saudável não pode acontecer todas as semanas!) para criar a vossa ementa mais facilmente.

Uma ajuda:

Alimentos vermelhos: refeições pouco saudáveis como fritos, comidas com molhos (natas, maionese…), assados com muita gordura, tudo o que acharem que não encaixa nos parâmetros saudáveis;

Alimentos verdes: refeições saudáveis, as que são ricas nutricionalmente (com legumes por exemplo) e pobres em gordura e sal.

Alimentos amarelos: tudo o que não encaixa fica numa cor intermédia, não proibido mas não deve ser usado com muita frequência.

MUITO IMPORTANTE: não esquecer a lista de compras, depois de tudo planeado, fazer a lista de compras pela qual nos devemos manter fiéis, assim não há aquelas coisitas a mais no nosso carrinho de compras, nem na carteira!

 

Vamos lá começar a aplicar!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.