Tesla

[tecnologia] Tesla Model 3

Na sexta-feira passada foram entregues as primeiras 30 unidades do último modelo do fabricante de veículos 100% elétricos Tesla.

Um dos automóveis mais importantes das últimas décadas promete revolucionar a indústria dos elétricos através de um modelo mais acessível mas nem por isso incompleto.

Dos 0 aos 100km/h em cerca de 6 segundos, o Tesla Model 3 é o quarto veículo de produção em massa criado pela Tesla. Apresentado a 31 de março de 2016, foi disponibilizado para pré-reserva. Mediante um pagamento de sinal no valor de mil dólares, reembolsáveis em caso de desistência até ao momento da compra na quase interminável lista de espera. Essa lista contou com cerca de meio milhão de pré-reservas. As primeiras 30 unidades dessa produção foram entregues no passado dia 28 de Julho.

O que faz do Tesla Model 3 um veículo tão especial?

Este é o primeiro modelo de classe económica da fabricante norte americana. Disponibilizado em duas versões, que se diferenciam pela sua capacidade da bateria, os valores começam dos 35 mil dólares (cerca de 29 mil euros) para a versão de entrada. Essa versão tem uma autonomia de 350Km, uma velocidade máxima de 210Km/h e uma aceleração dos 0 aos 100Km/h de cerca de 5,8 segundos.

A versão de “longa-distância” permite, por mais 9 mil dólares (8 mil euros), obter uma autonomia de 500Km e uma aceleração dos 0 aos 100Km/h em 5,1 segundos.

Ambos são dotáveis do opcional modo de piloto automático que se encontra sempre em atualização para estar em melhoria constante no caminho para uma viagem sem ausência nenhuma humana na condução deste magnífico automóvel.

A Tesla faz a promessa de apenas desenvolver veículos potentes, eficientes, elegantes e seguros, muito seguros, tendo sido partilhado uma imagem teste que compara um Volvo, fabricante sueca conhecida pela segurança dos seus veículos, na câmara de teste de impacto.

Design Intemporal

O seu design é extremamente minimalístico. Não possui botões nem controles típicos de um cockpit tradicional. Todas as informações como a velocidade, autonomia e controles do carro como climático, modo de condução, etc., estão concentrados num ecrã touchscreen de 15,4 polegadas colocado estrategicamente ao centro do tablier.

Na promessa de um futuro livre de condutor, a Tesla acredita que não é necessário ter grandes painéis de instrumentos de auxílio à condução, visto que poderá ver televisão, observar a paisagem ou até mesmo dormir durante a viagem devido à evolução constante do mais avançado piloto automático da indústria automóvel do momento.

Os interiores igualmente minimalísticos são impressionantes. Bancos em imitação de pele e com uma vista panorâmica para as estrelas faz com que o económico mas não menos potente modelo seja um dos melhores carros de produção em massa que representa o essencial daquilo que, para o quotidiano, é necessário.

Production Hell

Elon Musk, CEO e cofundador da Tesla, promete que a produção crescerá exponencialmente, tendo sido produzidos o mês passado as primeiras 30 unidades, 1.500 unidades em Agosto e 100 mil unidades até ao final de Dezembro e 400 mil até ao final do ano de 2018.

Se quiser adquirir o seu Tesla Model 3 poderá subscrever à lista de espera deixando um depósito no valor de mil euros, mas vai ter que esperar pois numa lista de espera de quase meio milhão de pré-reservas, só poderá deitar as mãos ao volante do seu veículo no início de 2019.

Artigo por Bernardo Chitas

Fundador da Chitas WebSolutions. WebDeveloper e Estudante de Gestão. Apaixonado pela natureza e tecnologia. Saber mais

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.