Nutrição – Ana Lopes Martins

O meu nome é Ana Lopes Martins, sou nutricionista e apaixonada por alimentação saudável e tudo que envolve saúde.

ANALOPESMARTINS

Após concluir a licenciatura em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, da Universidade do Porto, em 2013, o meu percurso profissional tem-se desenvolvido na área Clínica, área com a qual mais me identifico em termos profissionais, debruçando-se maioritariamente sobre casos de excesso de Peso e Obesidade e Doenças Metabólicas tais como Hipertensão, Diabetes, Dislipidemias, Doenças Gastrointestinais, Alergias e Intolerâncias Alimentares, entre outras.

Tive a oportunidade de estagiar em dois Hospitais conceituados, nomeadamente no Centro Hospitalar do Porto (Hospital Santo António) e no Hospital Santa Luzia em Viana do Castelo, onde desenvolvi a minha prática clínica através da realização de consultas a adultos e crianças.

Tive a oportunidade de colaborar em consultas de nutrição específicas para redução ou aumento ponderal, controlo metabólico, controlo da Diabetes, e colaborei ainda em equipas multidisciplinares de saúde no Tratamento Cirúrgico da Obesidade e na Diabetes Gestacional.

Colaborei ainda no acompanhamento de doentes internados nos diversos serviços hospitalares onde realizei avaliações nutricionais, prescrevi dietas individualizadas e suplementação apropriada à patologia em questão. Considero a intervenção nutricional nestes casos indispensável para uma boa e rápida recuperação do doente.

Sempre tive um gosto especial por trabalhar com crianças, pelo que o facto de ter tido a oportunidade de colaborar em consultas de nutrição pediátrica, designadamente em casos de excesso de peso, baixo peso, obesidade e Diabetes tipo 1, apenas acentuou e reforçou esta vontade de querer contribuir ainda mais para melhorar o seu futuro, nomeadamente através da adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Acredito que a intervenção do nutricionista passa muito pela prevenção, principalmente nesta faixa etária tão especial e importante. Afinal, é “desde pequenino que se torce o pepino” e as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.

Atualmente desenvolvo a minha atividade profissional em diversos estabelecimentos privados, na região Norte, maioritariamente em Barcelos, Esposende e Santo Tirso e tenho participado ao longo deste tempo em várias Sessões de Educação Alimentar em escolas, e auditórios municipais dirigidas a crianças e adultos.

Acredito que a saúde não vem apenas do nosso equilíbrio físico, mas também do nosso equilíbrio emocional e energético. Por isso, a procura por saúde deve incluir um equilíbrio global, equilíbrio esse que é o grande segredo para o encontro do caminho do bem-estar e qualidade de vida.

Este Artigo tem 1 comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.