CAM – Filipa dos Santos

Sou licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, mas foi na maternidade, há 4 anos, que encontrei a minha paixão, aquilo que me move, com o nascimento da minha primeira filha.

Como mãe “amamentadeira” – e que ultrapassou a sua quota de desafios para amamentar a sua cria em exclusivo e até aos 2 anos – resolvi aprender mais e, por isso, comecei a estudar literatura sobre o assunto. Daí a prestar apoio numa base “de mãe para mãe”, online e por telefone, foi um pequeno passo.

A minha paixão pelo tema “amamentação” levou-me a fazer parte e a ajudar a criar o IBFAN Portugal (ONG para a promoção e proteção do aleitamento materno). Entre 2013 e 2015 trabalhei como voluntária nesta organização e continuei a apoiar mães online/telefone.

Em 2014 nasceu o meu segundo filho. Amamentá-lo foi um desafio devido às circunstâncias de nascimento dele – foi internado no 2º dia de vida com diagnóstico de sepsis neonatal, o que levou a um internamento na neonatologia de 3 semanas. Depois de muitos dias a extrair leite para lhe deixar durante a noite e horas sentada para lhe dar colo e mama de dia, teve alta em aleitamento materno exclusivo. Faz 2 anos em Abril e continua a mamar.

Foi também em 2014 que, finalmente, todas as condições se reuniram para concluir a certificação de Aconselhamento em Aleitamento Materno OMS-UNICEF. Nos meses seguintes, tive possibilidade de prestar apoio como CAM voluntária no Cantinho de Amamentação e Consulta Externa de Pediatria do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. Ao iniciar, paralelamente, o aconselhamento privado, ao domicílio, senti que este é, sem dúvida, o meu caminho, e decidi tornar o apoio às mães e bebés a minha atividade profissional e fazê-lo a tempo inteiro. Fundei a Amamenta Porto, faz um ano em Fevereiro.

No final de 2015, fiz formação com o Dr Nils Bergman (fundador do Kangaroo Mother Care, médico especialista em neurociência perinatal) com o tema “Abordagem neurocompotamental para o aleitamento materno”. Fiz também outras formações relacionadas com a amamentação e parto.

Ao longo de 2015, através da Amamenta Porto, dinamizei diversos encontros sobre amamentação e parentalidade e organizei vários workshops relacionados com estes temas para mães/pais e grávidas. Apoiei presencialmente, a maioria no domicílio, cerca de 70 famílias e perdi a conta aos apoios via telefone ou através da página e site.

Mais de metade dos bebés que eu vejo mamar têm menos de 6 semanas. Muitos são recém-nascidos de baixo peso ao nascer ou bebés que perderam demasiado peso nos primeiros dias de vida ou que apresentam uma recuperação muito lenta. Já trabalhei com alguns prematuros, gémeos e bebés com patologia.

A grande maioria dos casos que acompanho é de bebés a tomar suplemento – por isso já trabalhei com muitas mães em processos de relactação (a suprimir suplementos). Mais de metade dos problemas que me chegam estão relacionados com dificuldades na adaptação do bebé à mama e/ou dor durante a mamada. Já acompanhei, também, muitas mães em processo de desmame de mamilos de silicone.

Cada processo de aconselhamento é único e totalmente individualizado – para ir de encontro às necessidades e dúvidas das mães/bebés e pais. Vejo a amamentação como um comportamento instintivo para o bebé, e que também o pode ser para a mãe – e é nessa base que trabalho. Cada bebé que vejo mamar sinto como se fosse o primeiro. É realmente belo de se ver! São eles, e as suas mães, os meus grandes professores, com quem tenho o privilégio de aprender todos os dias que não existem fórmulas mágicas para o aleitamento materno. A teoria nem sempre corresponde à prática. Os cuidados têm de ser totalmente individualizados. Aquilo que funciona para uma díade não funciona para outra, aquilo que parece muitas vezes não é. Antes do papel da “conselheira”, obrigo-me a vestir o papel da “investigadora” para entender o que está por trás dos problemas e dúvidas que existam.

Fundadora da Amamenta Porto

Conselheira de Aleitamento Materno

Doula de Parto

Mãe de 2 filhos, ambos amamentados

Tlm: 93 202 31 64

E-mail: filipabscam@gmail.com

Site: www.amamentaporto.com

Facebook: facebook/amamenta.porto