[tecnologia] Apresentação Surface

O sol fez-se sentir forte logo pela manhã, anunciando o acordar do acelerado movimento dos armazéns do Chiado. Ao lado do convento do Carmo numa entrada um pouco escondida lá estava a entrada anunciada das duas estrelas de ontem. Num passeio pelo recinto do já famoso TOPO do Chiado, acompanhados pela cronologia dos dispositivos Surface.

Durante a manhã é apresentada com distinção os dispositivos que afirmam ser os produtos com maior grau de satisfação do mercado, atingindo já, em Portugal uma centena de milhar de dispositivos Surface vendidos, representando assim uma quota de um quinto do mercado de portáteis premium em Portugal.

Segue-se então a apresentação do Surface Laptop, criado para responder à necessidade dos consumidores que gostam do Surface, mas que apenas querem “um simples portátil”. Este simples portátil apresenta uma performance de topo, sendo construído com a 7ª geração de processadores intel i5 ou i7, com configurações a partir dos 4Gb aos 8Gb de memória RAM e uma invejável autonomia de 14,5 horas. Este poderoso, magnífico, mas versátil portátil, apresenta um design de excelência com acabamentos de luxo, totalmente ausente de parafusos visíveis, entradas de ar discretamente posicionadas por baixo do portátil, construído em alumínio com o teclado revestido por um tecido importado de Itália, muito resistente, chamado de Alcantara e com um ecrã táctil de 13,5” que cobre quase toda a superfície do ecrã com uma moldura extremamente fina. Isto tudo sem prejudicar a sua reputação em termos de peso, apenas de 1.252g.

 

Foi apresentada pelo meio uma configuração do Sistema Operativo chamada de Windows 10s que foi configurada para permitir um rápido start-up que cumpre o que promete. A partir do momento que é premido o botão para ligar, estamos automaticamente prontos para iniciar a sessão. Esta configuração apenas permite utilizar software presente na Loja Windows, na promessa de que está a ser feito um trabalho para trazer a maior parte das aplicações a que estamos acostumados para um trabalho produtivo, com destaque à entrada de duas novas presenças na loja Windows, o itunes e o Spotify.

A seguir foi apresentado o novo Surface Pro que é desta vez apresentado como um portátil e não como um tablet, deixando também cair a numeração a que estávamos acostumados até ao Surface Pro 4. De aspeto visual muito idêntico ao do seu antecessor, o novo Surface Pro vem configurado com os novos processadores intel de 7ª geração, o Core M, i5 ou i7. Com uma autonomia de 13,5h supera assim o Surface Pro 4 em 50%. Foi apresentada uma nova caneta e acessórios combináveis com os famosos teclados Surface que, à semelhança do Laptop, são revestidos a Alcantara.

 

Ao contrário do que assistimos nos anteriores Surface Pro, a caneta é vendida separadamente, visto que pode ter várias cores de acordo com os seus acessórios. Com um ecrã do mesmo tamanho que o antecessor, de 12,3” vem com uma das suas maiores novidades que é a nova construção das dobradiças do kickstand conferindo assim a sua posição “studio” até 165º ideal para escrever ou desenhar. No final do ano estará também disponível uma versão com LTE Advanced, que permite a inserção de cartões SIM, deixando de ser preciso recorrer a uma pen ou hotspot móvel para estar ligado à internet em qualquer lugar.

O Surface Pro é também compatível com o Surface Dial, um acessório apresentado o ano passado com a saída do Surface Studio que permite estender a experiência de trabalho mais interativa com o nosso trabalho. Este dispositivo magnético pode ser “colado” ao ecrã e tem definições específicas para cada aplicação a utilizar, bem como ser colocado na secretária para outras funcionalidades.

Estes equipamentos premium são sem dúvida produtos de excelência que conferem a concentração da Microsoft em criar dispositivos robustos, bonitos e de alto acabamento. Começam a ser comercializados a partir de dia 15 de Junho com um preço de entrada de 1169€ para o Surface Laptop e 949€ para o Surface Pro.

Artigo por Bernardo Chitas

Fundador da Chitas WebSolutions. WebDeveloper e Estudante de Gestão. Apaixonado pela natureza e tecnologia.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.