[trabalho e família] As melhores empresas para trabalhar, em Portugal

Esta semana foram divulgadas as melhores empresas para trabalhar, em Portugal. Esta distinção é atribuída pelo Great Place to Work® Institute e destaca as empresas que têm ambientes de trabalho de excelência, com base em estudos, realizados a mais de 10 milhões de colaboradores, em todo o mundo. De acordo com Robert Levering, Co-Fundador da Great Place to Work®, “um excelente lugar para trabalhar é aquele em que se confia nas pessoas para as quais se trabalha, se tem orgulho do que faz e se gosta das pessoas com que se trabalha.”

Para quem não conhece, a inclusão nas listas de Great Place to Work é feita através da aplicação de 2 instrumentos de avaliação:

  • Um, o Trust Index©, traduz-se num questionário, respondido pelos colaboradores de cada empresa, sobre comportamentos que indicam como é que valores como a credibilidade, o respeito e a justiça são manifestados no local de trabalho. Com um peso de 2/3 na avaliação total, recolhe também informação sobre os níveis de orgulho e trabalho em equipa.
  • O outro, o Culture Audit©, é tipicamente respondido pela direção de Recursos Humanos e diz respeito aos valores da empresa e a programas e práticas dirigidas às pessoas. Com um peso de 1/3 da avaliação total, traduz a cultura única de cada organização.

 

Este ano, os lugares cimeiros destas listas foram ocupados pela SAS, Cisco e ROFF para empresas até 100 colaboradores, de 100 a 250, e com mais de 250 colaboradores, respectivamente.

O que é que estas empresas têm em comum? Se visitarmos os seus websites, facilmente percebemos uma coisa: a preocupação com o bem estar dos seus colaboradores!

Cuidar dos colaboradores, apoiá-los em alturas importantes das suas vidas, como quando se tornam Pais e Mães, ter uma gestão centrada nas pessoas, com proximidade e flexibilidade, são alguns dos pontos apontados por estas empresas como chave do seu sucesso!

Estas empresas (e as restantes do ranking, claro está) provam que o respeito pelos colaboradores, a preocupação com eles, é, em tudo, compatível com o sucesso das empresas, contribuindo para o seu bom desempenho!
São empresas de destaque nos setores de atividade em que atuam, com resultados comprovados e que acreditam na importância do equilíbrio entre a vida profissional e familiar. E fomentam esse equilíbrio. Para o bem dos colaboradores e, imaginem só, das próprias empresas também!

São exemplos, que merecem ser apresentados, e, principalmente, devem ser seguidos!

Créditos imagem: João Camilo 

Artigo por Carina Pereira

Mãe de dois rapazes, Gestora e Blogger Defensora dos direitos das crianças e pais para uma parentalidade positiva e consciente Mentora de Petição Pública para Alargamento da Licença de Parentalidade

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.