[yämmizices] #6 – Bolo de Cenoura (sem açúcar)

Bom dia alegria!

É tão bom começar a semana à terça-feira e é tão bom começar com um bolo saudável, super fácil de fazer e sobretudo saboroso.

Eu já confessei aqui muitas vezes que eu sou do género Nigella Lawson, gosto imenso de comer, gosto imenso de cozinhar mas não gosto nada de ter muito trabalho.

Quando comecei a explorar a comida saudável, vi que as tâmaras são o alimento ideal para substituir o açúcar em bolos mas achava uma seca ter de demolhar, preparar uma pasta, esperar tempo infinito para conseguir fazer seja o que for. Eu quando me apetece comer algo doce mas saudável quero comer imediatamente não quero andar a ougar de um dia para o outro.

Foi assim que nasceu este bolo: por necessidade. Queria fazer um bolo para o aniversário da minha mãe. Resolvi adaptar uma receita da minha avó para suportar as tâmaras e assim nasceu o meu atual bolo preferido. Cobri-o com glacé servido na hora, mas acho que com chantilly ou um ganache de chocolate preto ficaria uma perdição.

Passando à receita que já estou a sentir muita baba no teclado.

Ingredientes:

3 ovos

2 cenouras lavadas e descascadas aos pedaços

200g de tâmaras secas descaroçadas

200g de farinha de trigo (usei tipo 55)

140g de óleo (fica ótimo com óleo de coco mas pode usar qlq óleo vegetal)

raspas de 1 lima

2 colheres de sopa de fermento

Modo de proceder:

Pre aqueça o forno a 200ºC.

Coloque as tâmaras e a farinha no copo e programe 30 segundos, na velocidade 11. O preparado tem de ficar em pó. (no meu robot chegou este tempo no entanto, se precisar, coloque mais uns segundos na mesma velocidade). Reserve o preparado para uma taça e acrescente o fermento.

No copo (não tem necessidade de o lavar) coloque os restantes ingredientes excepto a raspa da lima e volte a programar 30 segundos na velocidade 11.

Junte este preparado ao anterior e envolva com a ajuda da espátula da yammi. Leve ao forno durante 30 minutos, a 180º numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Caso esteja a ficar tostado mas não cozido, forre a forma com papel de alumínio.

Desenforme, coloque por cima as raspas de lima e deixe arrefecer.

Bom apetite!

 

Artigo por Bea

Mulher, mãe de dois rapazes, apaixonada por flamingos e completamente chocoholic. Adora ler, dançar, comer e experimentar coisas novas.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.