[farmácia] Varicela. O que é? Algumas dicas sobre esta patologia

A varicela é uma das doenças mais conhecidas da altura da infância. Esta patologia traduz-se pelo aparecimento de papúlas vermelhas, bolhas e escaras.

A varicela é causada pelo vírus Herpes varicella zoster, responsável também por outras doenças, como o herpes ou a mononucleose.

Deve ter atenção pois a varicela só deixa de ser contagiosa quando as lesões formam crosta, e isto acontece num prazo de uma semana depois do aparecimento das primeiras borbulhas. Assim como a varicela é altamente contagiosa a criança não deve estar em contacto com pessoas que nunca tiveram esta doença.

A varicela é especialmente perigosa para as crianças muito pequenas e idosos com o sistema imunitário debilitado.

As grávidas são um grupo particular de risco. De facto, se a mulher não teve varicela na sua infância e a contrair durante a gravidez, o feto pode nascer com anomalias congénitas, principalmente se contrair a varicela nas primeiras semanas de gestação. Se a doença for contraída na semana que antecede o parto, existe o risco de o bebé nascer com uma infeção complicada.

Pelo contrário, se a mãe tiver varicela antes de engravidar, o feto recebe anticorpos através da placenta ou durante a amamentação, o que reduz a probabilidade de contrair a doença ou, caso ela surja, seja numa forma muito ligeira.

Depois de se ter tido varicela o vírus fica “adormecido” no organismo, podendo manifestar-se alguma vez ao longo da vida com erupção cutânea em forma de vesículas muito dolorosas em apenas uma parte do corpo (erupção esta também conhecida por zona). A Zona é comum em idosos e com o sistema imunitário debilitado.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.