[um livro à quarta] Scratch e Kodu

Aqui no blog falamos muito de educação e de como devemos aplicar as preferências das crianças no dia-a-dia escolar. Por isso, hoje falo-vos de um livro que é para pais, educadores e professores.

O mundo de outrora já não é o mesmo e hoje parece que os miúdos nasceram com o dedo agarrado às tablets, aos telefones e aos computadores. Nunca me vou esquecer, quando aos 9 meses dei o tablet para as mãos do P e ele, instintivamente começou a passar as fotografias de um lado para o outro.

O mundo de amanhã vai ser ainda mais tecnológico e acho que lhes devemos dar as ferramentas essenciais para o futuro. Daí surgiu o projeto-piloto do Governo Português para o Ensino Básico que consiste na introdução a programação de computadores para que as nossas crianças aprendam a programar e a resolver problemas desenvolvendo paralelamente capacidades de aprendizagens nas áreas do Estudo do Meio e da Matemática. Portanto, seria uma articulação com as restantes áreas e não como mais uma sobrecarga lectiva.

O livro Scratch e Kodu demonstra-nos passo a passo como estas duas linguagens de programação – o Scratch e o Kodu – podem ensinar de forma lúdica e básica aos nossos alunos pequeninos como é fazer um jogo ou uma atividade divertida e ao mesmo tempo recompensadora.

O Scratch, desenvolvido pelo MIT Media Lab e disponibilizado gratuitamente pelo Lifelong Kindergarten Group consiste numa linguagem de programação visual para a construção de jogos, animações e estórias interativas.

O Kodu, desenvolvido pela Microsoft Research é uma ferramenta de programação extremamente intuitiva e pode ser utilizada por todos, independentemente da idade ou conhecimentos de programação. Constitui uma ferramenta que permite a iniciação ao pensamento computacional e à criação de jogos.

Este livro que auxilia Pais e Professores para que em âmbito escolar ou por própria iniciativa, pretendam desenvolver atividades de programação para crianças com idade superior a 7 anos.

Editora: FCA

Autores: Carla Jesus, José Braga de Vasconcelos e Rui Lima

Preço: 17,96 no site oficial da FCA

Artigo por Bea

Mulher, mãe de dois rapazes, apaixonada por flamingos e completamente chocoholic. Adora ler, dançar, comer e experimentar coisas novas.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.