[farmácia] Estrias. São tatuagens no nosso corpo para sempre??

Conheça o que são as estrias e como as evitar.

 

As estrias é um dos temas mais falados quando ficamos grávidas. O que utilizar para prevenir? O que fazer para ter mas em menor quantidade? Porque é que eu tenho imensas estrias e tu só tens três ou quatro?

A verdade é que as estrias também elas têm componente genético, ou seja, há quem tenha tendência a ter mais estrias devido à sua genética que lhe permite uma maior flexibilidade e resistência da pele. Mas só esta questão não justifica tudo.

O que são as estrias?

As estrias são essencialmente um “rasgar” da pele, resultante da desfragmentação do colagénio e das camadas elásticas da pele. As estrias possuem a aparência de “riscas” na pele e surgem geralmente nas coxas, quadris, nádegas e, em mulheres grávidas, no abdómen.

No início, as estrias são vermelhas ou rosadas e, após a cicatrização, tornam-se esbranquiçadas.

É normal que na gravidez aparecem estrias, a pele sofre uma mudança radical com o aumento de peso e com o aumento de hormonas. As estrias relacionadas com a gravidez são conhecidas no mundo médico como striae gravidarum, e usualmente começam a surgir cerca do segundo trimestre, aparecendo mais comummente na zona do umbigo e espalhando-se pela barriga.

 

O que fazer para evitar?

  • Hidratação oral – deve aumentar o consumo de água para que a pele fique mais hidratada e não parta tão facilmente;
  • Dieta saudável – alimentos ricos em vitaminas C e A são essenciais para prevenir estrias. E alimentos ricos em ómega 3 que é ótimo para a pele.
  • Deve controlar o seu peso – controlar e ir ganhando peso gradualmente durante a gravidez não é só bom para prevenir estrias, também é mais saudável para o bebé e para o seu corpo.
  • Faça exercício físico – é muito importante para equilibrar o peso. Qualquer flutuação acentuada do peso poderá causar estrias.
  • Utilize creme ou loções próprios para prevenir as estrias em grávidas. Existem vários produtos destes. Na minha opinião, pode ir alternando durante a gravidez de um para o outro. Assim vai buscar as propriedades de cada um para si. E pele não se habitua sempre ao mesmo creme.

Um dos produtos pode ser o Bio-Oil, que é um óleo seco que é rapidamente absorvido pela pele e que não deixa a pele oleosa. Como o seu preço é económico e de simples utilização pode ser um dos produtos que pode utilizar antes e depois da gravidez, como prevenção e tratamento das estrias.

estrias.jpg

O Bio-Oil deve ser massajado num movimento circular nas estrias, duas vezes por dia, durante um mínimo de 3 meses. Durante a gravidez, deve ser aplicado desde o início do segundo trimestre em áreas que sejam propensas a estrias tais como o abdómen, seios, costas, ancas, rabo e coxas.

Depois da gravidez

Depois da gravidez deverá continuar a utilizar cremes reparadores de estrias até elas ficarem com aspeto mais claro. A hidratação é também fundamental. E assim as estrias acabarão por se reduzir a um branco pálido. Especialmente se a sua pele for clara elas deixarão de se notar muito. Contudo a textura da pele será diferente.

Relativamente às estrias, infelizmente não existe nada que seja 100% eficaz, contudo existem alguns tipos de tratamentos estéticos que ajudam a atenuar as estrias como a dermabrasão ou o peeling químico. A reciclagem do colagénio destruído é feito com um tratamento a laser que é bem-sucedido.

IMG_0243.JPG

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.