[um livro à quarta] Bésame Mucho – Como criar o seu filho com amor

Este livro faz um apelo aos pais para que recordem e usem a ferramenta pedagógica mais importante que têm: o amor. 

Carlos González é licenciado em Medicina pela Universidade Autónoma de Barcelona e formou-se como pediatra no Hospital de Sant Joan de Déu. Fundador e presidente da Associação Catalana Pro Lactancia Materna, ele ministra vários cursos sobre amamentação dirigidos a profissionais de saúde. É autor de diversos livros de puericultura e pedagogia, todos eles grandes sucessos de venda. Bésame Mucho é para muitos considerado a bíblia dos pais.

carlos-gonzc3a1lez

Neste livro, ele incentiva os pais a quebrarem as regras “absurdas e falsas” e considera os castigos “inúteis”. A disciplina, por sua vez, é tida como uma “qualidade interna” e não a consequência de repreensões. Para o autor, as crianças devem ser tratadas com mais respeito do que os adultos: podem dormir na cama dos pais, se assim o entenderem, e não devem ser obrigadas a comer. Acima de tudo, as crianças têm de ser amadas.

Pegar os filhos ao colo e consolá-los quando choram são algumas das ideias defendidas pelo pediatra espanhol que, apesar de ser conhecido pela irreverência, não se acha polémico nem contra-corrente.

Segundo o autor, alguns pais pensam que podem amar os filhos sem ter de lhes pegar ao colo ou consolá-los quando choram. “Isso coloca um problema: como é que a criança sabe que gostam dela se ninguém o demonstra? Nós, adultos, demonstramos o nosso amor fisicamente: abraçamos os amigos e beijamos os cônjuges. Não é suficiente dizer a um namorado ou namorada “eu te amo”. Um adulto necessita mais do que palavras para se sentir amado e um bebé, que não as entende, necessita ainda mais”.

dsc_0451

Este livro vem devolver aos pais a confiança naquele sentimento que está por trás de tudo aquilo que os pais sentem, desejam e fazem pelos filhos: o amor. O Dr. Carlos González, sugere que, seja qual for o problema com que um pai se depare – uma birra, uma crise de choro, uma aparente insónia, um caso de ciúme – , este só será verdadeiramente resolvido através de uma atitude razoável e de respeito pela criança como pessoa.

Autor: Carlos González

Editora: Pregaminho

Preço: 15,50€

Pode adquirir o livro aqui.

Mónica.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.