|a cigarra e a formiga – a APP que ensina a ler|

Todos nós somos alertados para não prolongar as horas que os miúdos estão com aparelhos eletrónicos. Até anda uma “treta” a circular online sobre o Steve Jobs condicionar ou proibir a eletrónica aos seus filhos nomeadamente aos iPhones e iPads que ele próprio inventou. Tretas digo eu pois hoje em dia até as escolas são munidas de aparelhos eletrónicos para captar a atenção dos miúdos.

O que é certo é que resulta. E por um determinado tempo (curto, é certo!) até um bebé de meses fica “enfeitiçado” pelo poder das novas tecnologias. Aqui em casa, os meus miúdos não são muito agarrados aos tablets, aos telemóveis nem à televisão e por isso, não tenho de impor assim regras muito rígidas. Aqui em vez dessas geringonças preferem andar à minha volta com “oh manhe, oh mãaaeeee, oooohhhhhh mmmmãaaaaeeee!”. Até confesso, que há dias que me dava jeito o feitiço da TV ou de um tablet para ter descanso!

Mas eu sei que há miúdos que adoram essas coisas. E acho que conseguiam estar 24/24 colados à TV ou ao tablet. Nesses casos também é necessário regras e supervisão por parte dos adultos. E se eles gostam tanto das novas tecnologias porque não aprender a brincar? É isso mesmo que vos venho falar hoje – descobri à tempos uma APP que vos mostrei aqui. O Pirata Miguel (que o meu filho P adora!) tem imensas atividades para o pré escolar. Para os meninos em final da pré-escola e primeiro ciclo, a mesma empresa que fez o Pirata Miguel construiu a partir da fábula “A Cigarra e a Formiga” uma aplicação disponível na AppStore e na Google Play, que ajuda os miúdos a aprender a ler. A aplicação (apenas testada por mim, uma vez que os meus meninos ainda são pequenos – 4 e 2 anos) permite a leitura da história guiada por narrador e na opção “leia-me” permite ler e guiar ritmos de leitura.

Para além destas funcionalidades a APP ainda tem um jogo e o final da história pode ser modificado. A história foi adaptada e reescrita por um professor de educação especial com experiência, Luis Baião. Esta história é perfeita para desfrutar e começar a ler com seus filhos dando-lhes a motivação certa para melhorar a leitura, de uma forma mais fácil, descontraída e divertida.

O melhor de tudo? É uma aplicação GRATUITA! Ahh… e tem versões em Português, Inglês e Alemão!

unnamed

 

Artigo por Bea

Mulher, mãe de dois rapazes, apaixonada por flamingos e completamente chocoholic. Adora ler, dançar, comer e experimentar coisas novas.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.