[farmácia] Até parece que tens piolhos…

Os piolhos são um tema muito associados ao regresso à escola. A verdade é que quase todos podemos contar que tivemos piolhos na nossa vida. O que fazer para tratar e para prevenir? Quais as causas dos piolhos?

cebelo.jpg

O que são os piolhos?

Os piolhos propagam-se rapidamente. Eles passam de umas cabeças para as outras quando há contacto directo ou então quando ficam em almofadas, chapéus, etc que são partilhados e assim passam para outra cabeça. Pertencem à família dos insectos e existem várias espécies de piolhos. Os piolhos dos humanos são pequenos parasitas que se ligam aos pêlos para picar a pele e alimentar-se de sangue humano. São completamente dependentes do hospedeiro para sobreviver.

O que é um lêndea?

São os ovos do piolho que são esbranquiçados e postos na pelagem dos hospedeiros, neste caso nos cabelos. Em humanos, a infestação por piolhos é denominada pediculose. Ora aqui começa uma grande confusão: o que chegou primeiro o ovo ou o piolho? Se a criança só tem lêndeas, ou nós só conseguimos ver lêndeas, isso quer dizer que tem ou vai ter piolhos e temos sempre que fazer o tratamento para a remoção das lêndeas e futuros piolhos.

Como tratar os piolhos?

Existem no mercado variados produtos para o tratamento desta patologia. Posso quase que afirmar que todos os anos surge um produto novo. O que devemos ter em atenção antes da compra?

  • A idade da criança – se tiver menos de 3 anos escolha produtos mais suaves e que tenham à partida menos probabilidade de fazer alergia;
  • Tamanho do cabelo – se for uma criança com o cabelo muito comprido compre uma embalagem grande;
  • Se é a primeira vez que usa ou não – tente alternar produtos não use sempre o mesmo;
  • Tipo de aplicação – existem champôs, sprays, etc. escolha o que lhe dá mais jeito para aplicar;
  • Tempo de aplicação – existem produtos que devem ser removidos ao final de 10 mim e outros que devem ser removidos ao final de 1 hora. Escolha o que é mais conveniente para si;
  • Preços – como existe uma grande variedade de produtos também os preços variam muito.

O corte radical do cabelo impediria a colonização dos parasitas, mas não é certamente uma medida de prevenção, em certos casos. Contudo para os rapazes torna-se uma medida económica e muito eficaz.

As lêndeas e os ovos que ficam agarrados ao cabelo e que habitualmente não morrem com os tratamentos, devem ser removidas com o pente fino. Aliás sempre que fizer a aplicação de um produto deve enquanto tem o produto passar o pente fino e depois de remover o produto passar o pente várias vezes pelo cabelo molhado.

Muito importante é repetir todo o tratamento passado uma semana! Mesmo que não veja nada no cabelo é deveras importante repetir todo o tratamento passado uma semana. Isto tem que ver com o tempo de vida e de nascimento de novos piolhos. Não se esqueça deste “pequeno pormenor” que faz muita diferença para a eficácia do tratamento.

Como prevenir?

  • Deve evitar partilhar chapéus e tratar os piolhos ao mínimo sinal para evitar a disseminação, sobretudo em escolas de crianças mais pequenas.
  • Se tiver cabelo comprido deve levar sempre amarrado.
  • Todas as roupas de cama, almofadas, sofás, etc que a criança utilizar deve sempre lavados a 60º para eliminar ovos que lá possam existir.
  • Existem também no mercado produtos para prevenção. Alguns são em champô para lavar diariamente e outros em spray que deve ser aplicado antes da criança sair para a escola.

Já sabe que estou disponível para qualquer esclarecimento adicional ao artigo. Aqui. 

photo-1461799821556-055545cf32dc.jpg

 

Este artigo tem 0 comentários
  1. […] Este artigo vem dar continuação a um artigo já escrito por mim. Podem ler aqui. […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.