[psicologia] Prazer em conhecer-te, Psicologia!

Já tod@s ouvimos falar de Psicologia, certamente! Mas nem tod@s sabemos o que distingue as diversas áreas da Psicologia. O âmbito de investigação e de actuação da psicologia é vasto, e está presente no nosso quotidiano. No entanto, a sua definição e delimitação, nem sempre foi facilitada… em especial, quando ainda perdura a ideia de que o Psicólogo trata dos “maluquinhos” – conceito completamente desfasado da realidade!

Sempre que é dada essa oportunidade, o Psicólogo trabalha na prevenção e promoção do bem-estar. A campanha de sensibilização da População “Encontre uma saída” responde a muitas dúvidas. Atrevam-se a saber mais aqui!

Actualmente, a Ordem dos Psicólogos Portugueses apurou três grandes áreas, denominadas de especialidades clássicas da psicologia:

  1. Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações
  2. Psicologia da Educação
  3. Psicologia Clínica e da Saúde

Dentro de cada especialidade clássica, inserem-se especialidades avançadas (como a Psicoterapia, a Neuropsicologia e a Intervenção Precoce, por exemplo), áreas essenciais a uma actuação mais especializada por parte do profissional de Psicologia.

Com vista ao reconhecimento e qualificação/certificação dos profissionais com experiência em determinadas áreas (clássicas e avançadas), a Ordem dos Psicólogos concluiu recentemente um período de candidatura e equipação do título de especialista. Apenas os psicólogos com experiência devidamente comprovada, poderão ver atribuído o título de especialista na(s) respectiva(s) área(s) de actuação.

Este exercício de identificação e certificação da qualificação/especialização dos Psicólogos Portugueses, visa principalmente legitimar o exercício profissional do Psicólogo, junto das pessoas/utentes, auxiliando na identificação do Profissional mais adequado à necessidade da população, e garantindo que os profissionais se encontram devidamente inscritos e identificados na sua ordem profissional.

Brevemente será disponibilizado pela Ordem dos Psicólogos um directório público de Especialistas. Por enquanto, pode consultar os membros inscritos e devidamente reconhecidos pela Ordem Profissional aqui, através do nome ou número de cédula profissional.

Da próxima vez que quiser recorrer a um Psicólog@, certifique-se que o mesmo está inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Até  breve!

Joana Madureira

CP: 417

encontre uma saída

 

Artigo por Joana Madureira

Mulher e Mãe de duas crianças. Psicóloga, Formadora, Consultora de Recursos Humanos e Blogger Mentora da marca registada SCHOLA - Educar para a Felicidade.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.