[farmácia] Prisão de ventre nas crianças

wc

A prisão de ventre é comum nas crianças. Por vezes acontece mesmo quando são bebés muito pequeninos ou outras vezes quando são mais velhinhos.

Aqui vai ter algumas dicas de como lidar com este sintoma e de como ajudar a criança. Hoje o tema estará mais centrado em crianças com mais de um ano de idade.

Qual a origem da obstipação?

Normalmente a origem da obstipação está ligada a erros alimentares, como por exemplo, a alimentação pobre em fibras, ou a ingestão de pouca quantidade de água. O adiamento da ida ao wc, quer por actividades diversas, quer por distracção também estão na origem deste sintoma.

A ida à casa de banho pode ser bastante dolorosa e desconfortável para muitas crianças que sofrem de obstipação. E isto vai afectar o seu estado de espírito, apetite e a sua qualidade de vida.

O que podemos fazer para as ajudar?

  1. Boa relação com o WC  – é importante que a criança tenha uma relação positiva com as idas ao wc. É essencial que esta ida seja bem encarada pela família e que seja feita com tempo, sem pressas. Pode ter até uma caixinha com brinquedos da criança no wc para ajudar a passar o tempo e a distrair-se.
  1. Beber muita água – com a ajuda da água o trânsito intestinal será facilitado. O aumento da ingestão de líquidos ajuda as fezes a ficarem mais líquidas sendo mais fácil a sua evacuação. A criança não faz tanta força e não custa tanto.
  1. Aumentar a quantidade de fibras – apesar de não ser um “nutriente”, a fibra alimentar é um componente muito importante da nossa alimentação. Esta importância advém do facto dela atravessar o nosso organismo sem ser absorvida. A fibra alimentar pode ser encontrada em frutas (maçã, pêra, morango, amora, framboesa, groselha e laranja), legumes (couve de Bruxelas, alcachofras, cebola, alho, milho, feijão verde e brócolos, etc), leguminosas (lentilhas, grão, feijão, ervilhas, etc) e nos alimentos à base de cereais integrais (farelo de trigo, flocos de aveia integral, pão integral ou de mistura, etc). Como as fibras não são absorvidas elas ajudam imenso no trato intestinal.
  1. Evitar certos tipos de alimentos – Tenha em atenção os alimentos que normalmente fazem o trânsito intestinal mais lento como é o caso do arroz e das bananas. Ofereça este tipo de alimentos menos vezes à criança.
  1. É conveniente lembrar à criança para defecar uma vez por dia (no mínimo).
  1. Devem evitar-se os laxantes sem prescrição médica. Numa primeira fase deve tentar por em práticas estas medidas não-farmacológicas que lhe falei. Se detectar sangue nas fezes, incontinência ou períodos de diarreia/prisão de ventre, consulte o médico.

Com pequenas alterações no dia-a-dia da criança e com a educação na hora de defecar com rotinas estabelecidas vai ver que tudo vai começar a melhorar.

Pode acompanhar as minhas actualizações diárias aqui a página de Facebook  Bébéu e no meu blog. Estou disponível para qualquer questão que me queiram colocar sobre  o tema.

boy.jpg

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.