[farmácia] O que fazer em caso de diarreia?

baby-1248299_960_720.png

A diarreia pode ter várias causas. A sua duração e também o facto de ser ou não acompanhada de vómitos depende do que lhe deu origem.

A diarreia mais frequente é causada por vírus ou bactérias. No entanto, pode ser causada por intolerância alimentar (como por exemplo, intolerância ao glúten), ou pode ter como origem a toma de algum medicamento. Por exemplo, a toma de antibióticos pode ser acompanhada de diarreia. A toma de um antibiótico implica, a eliminação tanto das bactérias benéficas, como das bactérias parasitas para o organismo, logo nesta situação, todas as bactérias que ajudam no trato intestinal também são eliminadas. É por isto que por vezes se aconselha a toma de repovoadores da flora intestinal quando há a toma de antibióticos.

Como é sabido, a diarreia caracteriza-se pela existência de fezes líquidas, várias vezes por dia. É preciso estar atento, principalmente se o bebé tiver menos de um ano de idade pelo risco de desidratação. Por isso, é sempre muito importante manter a hidratação oferecendo vários líquidos. Neste caso também devemos estar mais atentos à quantidade de vezes que faz diarreia por dia e se é logo a seguir à mamada ou não. Todas estas indicações são importantes para o médico para ajudar num possível diagnóstico.

Se o bebé mamar é possível que aumente o número de mamadas para se reidratar. Se já for maior é normal que peça mais líquidos para beber. Devemos dar a dieta habitual mas é normal que as crianças não tenham muita vontade de comer por isso não deve insistir.

Como dicas alimentares posso aqui falar na água de arroz, assim como a papa de arroz (feita com água e não com leite). Reparem: quando estamos com diarreia, está provado, que podemos desenvolver momentaneamente intolerância à lactose por isso devemos evitar oferecer às crianças muitos derivados de leite. Mas se as crianças gostarem muito de iogurtes o que podem fazer, por exemplo, é oferecer os iogurtes 0% lactose que são uma boa solução porque são também repovoadores da flora intestinal.

Para ajudar a reidratar as crianças existem na farmácia soluções, como por exemplo, a Miltina, o bi-oralsuero, etc. Estes líquidos são compostos por minerais e algumas vitaminas para ajudar a não ficar desidratado. Normalmente são oferecidos ao longo do dia à criança e podem também ser administrados em caso diarreia mais vómitos.

Existem fármacos para travar a diarreia mas, neste caso, convém se aconselharem com um profissional de saúde para entender qual será o melhor para o vosso caso em particular.

A diarreia é uma situação comum nas crianças no entanto, se esta for periódica deve estar alerta pois o seu bebé pode ter algum tipo de intolerância alimentar que deva ser estudada pelo médico.

Pode acompanhar as minhas actualizações diárias aqui a página de Facebook  Bébéu.

bacio

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.