[farmácia] Bucagel? Sim ou não?

13608154_1181383395239935_1844604143_n

Quando começam a nascer os primeiros dentinhos do bebé é muito comum os pais procurarem algo que lhe diminua a dor. As soluções passam muitas vezes por mordedores, alguns deles que se podem colocar no frio e que assim quando o bebé os utiliza arrefecem a área dorida fazendo com que a dor diminua.

Os mordedores são óptimos para este efeito e ao mesmo tempo são brinquedos engraçados e apelativos para o bebé. A questão prende-se com os produtos gengivais que são utilizados para aliviar a dor. A dúvida coloca-se com o Bucagel®.

Este produto era, até há bem pouco tempo, um dos únicos que existia no mercado e também era dos mais conhecidos para o efeito. Contudo em 2010 surgem alterações no folheto informativo do produto e como indicação tem a “não aplicação em crianças”. Podem ver o folheto informativo aqui.

Reparemos em duas questões, a primeira prende-se com o facto do facto da substância activa ser um salicilato. Existem variadas pessoas com alergias a este grupo de fármacos e por isso a não recomendação a crianças porque nunca se sabe a dose ao certo que ela ingere do produto e este poderia desencadear uma reação alérgica. A segunda questão prende-se com o facto de um dos excipientes ser o etanol e a explicação é a mesma, o etanol é um excitante e não se sabe a quantidade que o bebé ingere.

O bucagel é então um gel analgésico e anti-inflamatório local indicado em pequenas feridas e inflamações das gengivas, língua, lábios e outras zonas da cavidade oral e nasal, em particular as que surgem pela utilização de próteses dentárias. Se tem este produto em casa pode-o utilizar nos adultos quando têm uma ferida na boca, uma afta ou até quando tiram um dente, por exemplo.

Por isso na altura de escolher um produto para aliviar as dores de dentes do bebé optem por um com toda a indicação de utilização em crianças e que seja seguro para o efeito. Há por exemplo: pansoral, mitosyl primeiros dentes, nutraisdin gel gengival, alobaby,etc.

Podem ver mais artigos meus aqui e no facebook na minha página. Bébéu 🙂

Estou completamente disponível para esclarecer alguma dúvida que possa surgir.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.