[farmácia] Vacina para grávidas em 2017

Recentemente surgiram notícias de alteração do Plano Nacional de Vacinação. Estas mudanças vão iniciar-se em Janeiro do próximo ano. Como podem ler aqui. As alterações foram diversas, sobre as quais já escrevi um breve resumo no meu blog.

13595800_1180124528699155_1973978607_n

 

Existe uma mudança que contempla uma vacina para grávidas. A vacinação das grávidas contra a tosse convulsa. Que tem como objectivo a protecção das crianças, até estas poderem ser vacinadas, a partir dos 2 meses de idade. Os anticorpos da mãe vacinada passam através da placenta. Como o bebé mantém os anticorpos adquiridos através da mãe, aos dois meses de idade já pode ser vacinado e fica completamente imune à tosse convulsa.

 

O que é a tosse convulsa?

A tosse convulsa é uma infecção muito contagiosa provocada pela bactéria Bordetella pertussis, que provoca ataques de tosse que normalmente acabam numa inspiração prolongada, profunda e que emite um som agudo.

Podemos contrair tosse convulsa em qualquer idade, mas em metade dos casos ocorre em crianças com menos de 4 anos. Um ataque de tosse convulsa nem sempre garante uma imunidade para toda a vida, mas o segundo ataque, quando ocorre, costuma ser ligeiro e nem sempre se reconhece como tal.

Uma pessoa infectada propaga microorganismos da tosse convulsa no ar através das gotas de humidade que expulsa ao tossir. Qualquer pessoa que se encontre perto pode inalá-las e ser infectada. Uma pessoa com tosse convulsa normalmente não é contagiosa a partir da terceira semana da doença.

Em crianças pequeninas esta doença pode ser grave e normalmente leva ao internamento pois é caracterizada por ataques de tosse que podem levar à falta de ar podendo precisar de suporte de oxigénio. Por vezes é necessária a administração de fármacos nomeadamente, antibióticos entre outros.

A vacinação em geral tem como objectivo evitar que o ser humano contraia certa doença ou se a contrair esta tenha uma resposta do organismo menos exacerbada.

Sabia que:

“As vacinas melhoram a saúde e o bem-estar dos povos, contribuem para a eficiência e sustentabilidade dos serviços de saúde e são um factor de desenvolvimento. Foi uma vacina que permitiu, pela única vez na história da humanidade, a erradicação de uma doença – a varíola, uma doença grave, extinta em 1980. “

13595623_1180126072032334_938188636_n

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.