|socorro! o meu filho vai para a creche! (ajuda para escolha do MELHOR infantário)| #2

Ontem, escrevi aqui as primeiras cinco perguntas que se deve colocar quando os miúdos vão pela primeira vez para a escola. Hoje, vamos continuar?!

2014-07-23 17.18.066. Relação número de crianças vs número de adultos

Não obstante da legislação que há em vigor, temos de adaptar à realidade da creche aos nossos objetivos pessoais. Eu pessoalmente gosto de grupos de crianças pequenos. Sei como os pequenos são e, mesmo que a educadora/auxiliar sejam de extrema competência, há coisas que falham. E quantos menos meninos, mais atenção há.

7. Há quanto tempo trabalham juntos a equipa da sala?

Sinceramente isto é relativo. Se por um lado o fato de trabalharem há muito tempo permite uma flexibilização e confiança no método de trabalho, por outro não acho que o empenho/motivação seja afetada pelo tempo de trabalho.

8. A zona de jogos/atividades é ampla?

Os miúdos vão para a creche fazer? BRINCAR, claro! Então nada melhor do que ver muito bem zona onde vão passar maior parte do tempo. E sobretudo ver se os brinquedos estão adaptados à sua faixa etária.

9. Observe bem os espaços físicos e a higiene .Atente também as regras básicas de segurança.

A higiene é muito importante. Vários pontos de desinfeção de mãos é essencial bem como um local para um duche rápido dos bebés (há acidentes, mesmo na escola!) A forma como procedem à muda da fralda e a forma como dão e confecionam as refeições. Outro aspeto importante é a segurança. Para mim é FUNDAMENTAL a MÁXIMA segurança da escola. Um descuido pode originar uma tragédia. Por isso, quando me ligam, mesmo conhecendo a pessoa em causa, a perguntar se podem deixar sair, fico muito orgulhosa do local que escolhi para os meus filhos.

10. Como é feita a transmissão do ocorrido durante o dia?

Especialmente em bebés (que não se sabem obviamente expressar), é importante saber como passaram o dia. Se comeu bem, se defecou (desculpem mas é verdade), se dormiu, se esteve bem disposto, tudo é importante. No colégio dos miúdos vem uma fichinha que vem e volta diariamente com o ocorrido durante o dia.

(amanhã volto com mais itens 🙂 )

Bea

Artigo por Bea

Mulher, mãe de dois rapazes, apaixonada por flamingos e completamente chocoholic. Adora ler, dançar, comer e experimentar coisas novas.

Este artigo tem 2 comentários
  1. […] Há uns dias que estou a fazer uma compilação das perguntas/temas que devemos ter atenção na escolha do melhor infantário para as crianças. Hoje é a 3ª parte de cinco. Podem rever a primeira aqui e a segunda aqui. […]

  2. […] #1 #2 #3 As perguntas desta vez são técnicas. São apenas de sim ou não e, como é obvio quantos mais […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.