Atividades que o seu bebé pode praticar desde os primeiros meses de vida: Baby Yoga

Esta publicação surge no seguimento da última publicação sobre a Natação, cujo objetivo é enumerar algumas das atividades indicadas para o seu bebé e os seus benefícios mais importantes.

Não pertencendo o Yoga à minha formação e base, tentei reunir e sintetizar o que penso que seja mais importante transmitir a vós, mamãs interessadas e conscientes, sobre esta temática. Este é um artigo baseado numa publicação do site: www.yourdocmedical.co.uk, cuja autoria do artigo original é de Hannah Wright.

baby-yoga-inset

O Baby Yoga e alguns dos seus benefícios

O yoga para bebés é uma aula adaptada às necessidades das recém mamãs e seus rebentos com algumas técnicas inspiradas no Yoga tradicional. Poderá frequentar esta aula com o seu bebé, a partir dos 2 meses até aos 7 anos de idade. A partir da primeira aula com o seu bebé perceberá como aumenta o vínculo que tem com ele. Além disso este género de aula permitir-lhe-á ainda relaxar e abstrair-se, tanto quanto possível, da agitação da vida de recém mamã contribuindo para a melhoria do seu bem-estar.

O que se pode esperar de uma aula de Baby Yoga?

Nenhuma aula é igual a outra, pois nenhum professor é cópia integral de outro. Á partida, as aulas deverão ter uma estrutura semelhante e, ir de encontro a objetivos que, por norma, estarão relacionados com os benefícios da aula em questão. O s exercícios selecionados poderão ser diferentes de aula para aula mas, têm obrigatoriamente que ser executados com base na segurança do seu bebé. Verifique sempre se o professor tem formação e experiência na área em questão.

Uma possível aula de yoga para bebés poderá incluir:

– Componente de Massagem e Alongamento

A sessão poderá iniciar com esta fase que, engloba uma massagem (sem óleos) sobre a roupa no seu bebé e depois passar para um conjunto de exercícios de alongamentos suaves (sem aplicar força) para estimular a musculatura do seu bebé.

– Componente de Yoga básico

Movimentos básicos de Yoga para a mãe executar que podem incluir movimentação do seu bebé (sempre segurando-lhe em segurança) como por exemplo: passa-lo de uma posição em que ele esteja à sua frente, passando-o para cima da sua cabeça.

– Componente de Relaxamento

A aula pode terminar com uma parte de relaxamento para a mãe e para o bebé. Algumas aulas podem incluir música, histórias (dependendo da idade das crianças), ou mesmo alguns adereços para estimular os sentidos do seu bebé.

Baby yoga exercise

Baby practice yoga on bed

Então, e quais os benefícios?

Ajuda o seu bebé a dormir melhor

Os bebés que fazem yoga tendem a dormir melhor (yes!) E, como os bebés têm a maior parte do crescimento durante o sono, o yoga pode ajudar no seu desenvolvimento físico e pode ser, de facto vantajoso para os bebés, sobretudo os de baixo peso.

Ajuda a prevenir cólicas e obstipação

Algumas dos exercícios propostos nas aulas de yoga envolvem a flexão dos joelhos, suavemente em direção ao peito assim como algumas massagens típicas dessas aulas, aliviando assim a tensão que os bebés acumulam na zona abdominal, contribuindo para a prevenção das famosas cólicas e prisão de ventre. Ao aliviar essa tensão os bebés conseguem ficar um pouco mais relaxados e felizes que, por sua vez contribuirão para noites de sono ais tranquilas – sendo um benefício também para a mãe.

Aumento da consciência corporal

À semelhança da natação, o baby yoga também ajuda o bebé a ter uma maior controlo e confiança nos seus movimentos. Isto significa que podem desenvolver uma capacidade de controlo da sua própria cabeça mais cedo assim como começar também a rastejar mais cedo, progredindo depois para gatinhar.

Outros benefícios:

– Melhora o equilíbrio, habilidade e coordenação motoras;

– Ajuda na digestão e respiração;

– Melhora a aprendizagem e o desenvolvimento social (através da interação com outros bebés);

– Permite ao bebé movimentar-se livremente;

– Torna o seu corpo mais forte e proporciona o desenvolvimento muscular;

– Estimula o cérebro e desenvolve reflexos;

– Desenvolve a noção de espaço;

Depois de ler toda esta informação, espero que percebam que é extremamente benéfico iniciar a prática de alguma atividade com as crianças de forma a proporcionar-lhes um melhor desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

Para mais informações sobre exercício físico durante a gravidez e no pós-parto, dirija-se ao ginásio Blive Health & Fitness em Beja ou contacte através do Facebook.

blive

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.