|quero deixar um mundo melhor para eles| #2

Há umas semanas atrás disse que ia explorar um pouco mais a questão das fraldas reutilizáveis e os seus acessórios. Bem, não o fiz logo que desejava mas cá estou eu novamente no assunto. Hoje vou falar das toalhitas. Sim… há também toalhitas reutilizáveis (tal como “papel higiénico” reutilizável).

Cá em casa, quando nasceu o P (há quase 4 anos) fizemos um stock muito muito muito grande de toalhitas, cremes, unidoses de soro fisiológico e tantas outras coisas numa feira do bebé que na altura fazia grandes descontos. Estupidez a nossa que empatamos durante meses umas centenas de euros em produtos que ainda hoje temos alguns. Uns cremes hidratantes dessa mesma compra ainda moram cá por casa!!!

As toalhitas vulgares são uns ‘’tecidos’’ que têm não sei o quê numa solução que nada sei. E no fim de limpar (maior parte das vezes xixi) vão diretamente para o lixo. Sim. São cerca de 4 cêntimos por cada papelzinho que deitamos ao lixo. Isto multiplicando por milhares de toalhitas que utilizamos… é melhor nem pensar!!

Pois bem, depois do parto, o P tinha cerca de 3 meses, li que a Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebés sejam lavados com água corrente ou limpos com tecidos humedecidos. Quando soube disto fiquei KO. Andei a fazer stocks de coisas que para a saúde do meu bebé não eram as recomendadas?!

Nada como falar com o pai. Os homens nisto são mais práticos. Do Pedro veio a solução mais sensata. Fora de casa, continuamos a usar as toalhitas até se gastar, e para casa íamos usar umas compressas. Usei cerca de um mês. Não me adaptei ao sistema, porque as mesmas não são rígidas o suficiente para serem eficazes e em vez de uma, usava cinco ou seis em cada muda de uma valente fralda. Também não me sentia muito bem em deitar aquela quantidade no lixo.

Numa das visões do caixote cheio, tive uma epifania. (mente lerda de mãe tem estas coisas) Se há fraldas reutilizáveis, …. Há toalhitas, com certeza.

E assim é. Há uma vasta gama de marcas que têm toalhitas de variados tamanhos e tecidos. Nós cá por casa utilizamos da Mita.

São duplas, em tecido de flanela e vêm em packs de 24 unidades. Têm padrões e cores variadas. E são muito muito versáteis.

Tanto dão para o rabinho como para assoar ou mesmo para alguma ‘’asneira’’ que os miúdos façam com líquidos.

(A Mita também tem à venda uma bolsa de transporte bastante catita!)

99

 

Para humedecer utilizo  PhisiObébé da Mustela ou 1ère Eau da Uriage.

Relembro que a Mita é marca 100% portuguesa e tem como base o FairTrade (Comércio Justo) que consiste em promover a sustentabilidade económica e ecológica de todos os intervenientes no fabrico dos produtos.

 

Pode descobrir mais sobre a Mita em www.mita.pt

 

 

Artigo por Bea

Mulher, mãe de dois rapazes, apaixonada por flamingos e completamente chocoholic. Adora ler, dançar, comer e experimentar coisas novas.

Este artigo tem 3 comentários
  1. Eu uso toalhitas reutilizaveis e não há melhor. Tenho algumas compradas como toalhitas, tenho algumas que me compraram que são paninhos turcos e outras que fiz. Há imensas soluções. As fraldas reutilizáveis uso às vezes, ainda me estou a adaptar.

    Sonia
    http://www.tantolixotantoluxo.blogspot.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.