Atividades que o seu bebé pode praticar desde os primeiros meses de vida: Natação

Sabia que a partir dos seis meses é possível para o seu bebé “aprender a nadar”?

São vários os benefícios para as crianças que aprendem a nadar de uma forma suave e gradual, ao seu próprio ritmo. Os investigadores documentaram alguns dos benefícios dos programas de natação para bebés enquanto os pais de todo o mundo comprovaram em primeira mão as melhorias no bem-estar emocional, físico e de desenvolvimento e social, que resultam de ensinar os filhos a nadar.

  • Benefícios emocionais

A natação permite que os bebés comecem a movimentar-se de forma independente mais cedo na água, do que verificado em terra. Imagine o estímulo de confiança e autoestima que o movimento na água dá ao seu filho enquanto explora seu novo ambiente. Sempre que pegar no seu filho depois de um salto ou uma curta “braçada”, ele aprenderá a confiar. Quando os pais o elogiam a cada pequena conquista no caminho para dominar uma habilidade, irão ajudá-lo a construir sua autoestima. Depois de cumprir uma tarefa, os bebés olham para aprovação, validação e reconhecimento dos seus pais pelos seus esforços, promovendo a sua aceitação e orgulho pessoal. A natação pode ser muito estimulante para os bebés, uma vez que lhes oferece uma nova sensação de liberdade.

Vínculo pai-filho: na água os pais podem estar cara-a-cara, pele-a-pele com o seu bebé por longos períodos de tempo banhados num elemento natural acolhedor e convidativo. Ensinar o seu filho a nadar aumenta a sua ligação intima com ele, como brincar juntos e movimentando-se como um só. O pai vai aprender sobre o desenvolvimento da personalidade do bebé, o seu senso de humor, e como ele se aproxima de novas situações. Ao ensiná-lo, os pais tornar-se-ão conscientes do estilo de aprendizagem do bebé, das suas necessidades, dos seus conhecimentos e habilidades. Isto, não só ajudará o bebé a nadar de forma bem-sucedida, mas também ajudá-lo-á a estabelecer métodos de parentalidade positivos que poderão ser usados pelos pais fora da piscina.

  • Benefícios físicos

Todos os benefícios de melhoria da condição física que a natação oferece aos adultos- como o aumento da força, resistência e capacidade pulmonar, entre outros – também se verificam nas crianças. Para os bebés jovens, o movimento dentro de água liberta-os de uma vida relativamente mais estática, o que lhes permite exercitar alguns músculos que de outra forma não seriam utilizados tão cedo. Para os bebés mais velhos, a natação é um complemento natural ao seu crescente reportório de habilidades terrestres e, sem dúvida das modalidades mais completas para se iniciarem.

Porque ambos os lados do corpo estão envolvidos, e, portanto, ambos os lobos do cérebro, a natação aumenta a coordenação, desenvolvimento motor e equilíbrio. Os pais também se aperceberão de uma melhoria nos padrões de sono depois de nadar.

  • Benefícios Socias

Quando se reúne um grupo de pais que tencionam ensinar os seus filhos em conjunto, eles vão adquirir benefícios sociais. Aprenderão com os seus pares, observando-os, imitando-os, e também desfrutando da sua companhia. As crianças começam a olhar para a frente para interagir uns com os outros, aprendendo a se imitarem, para compartilhar e experimentar novas habilidades.

  • Segurança pessoal

Com o tempo, prática e capacidade de desenvolvimento, as crianças podem adquirir as habilidades de segurança na natação. Estas serão necessárias para ajudá-los em caso de emergência na água. Uma criança calma, que se sente em casa na água e que praticou regularmente habilidades de segurança com o seu pai, provavelmente não irá entrar em pânico, mas sim implementar proactivamente as técnicas que aprendeu. Note, no entanto, que nenhuma criança deve sempre ser considerado “à prova de afogamento”, sendo sempre necessário estar vigilante quando o seu filho está na água.

08_big

Na próxima semana surgirá a análise de mais uma modalidade e seus benefícios. Não percam!

Para mais informações sobre exercício físico durante a gravidez e no pós-parto, dirija-se ao ginásio Blive Health & Fitness em Beja ou contacte através do Facebook.

blive

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.