Definitivamente, Sim!

Há umas semanas atrás o Bloga8 e a Me Luna juntaram-se para desmitificar o uso dos copos menstruais da marca. Hoje o Bloga8 conta tudo!

Estava reticente, não posso nega-lo, mas a Isabel Girão e a Sandra Marques foram muito amáveis e deram-me todo o apoio nas duvidas que tinha. Após a primeira utilização fiquei completamente rendida e surpreendida. A fácil adaptação ao nosso corpo e o conforto imediato foram os pontos-chave. Após colocar o copo deixei imediatamente de o sentir, o que fez com que me esquece-se que estava a menstruar. Uma das coisas que mais me fazia confusão seria o seu uso durante a noite, tontices da minha cabeça, normalissimo, igualmente ao uso durante o dia. Fácil de colocar e de ser retirado, seguro, ecológico, higiénico, saudável e muito muito confortável. Uma opção mais que válida para dizer o adeus definitivo aos pensos higiénicos. O Bloga8 definitivamente, aprova!

 

 

Deixo-vos com alguns aspectos a ter em conta que a Me Luna nos faculta e algumas dicas que a Isabel e a Susana nos deram que são muito importantes para a boa utilização do copo.

  • Segurança e ética: Não possui aditivos químicos (lixívia), ao contrário do que acontece com os absorventes e que podem causar alergias e irritação. Como o sangue se mantém em vácuo, não oxida, e não se verifica a proliferação de bactérias e fungos, evitando a síndrome do choque tóxico e outras infecções, directamente associados ao uso dos absorventes tradicionais. Rigorosamente testado, mas não em animais.
  • Conforto:Os copos menstruais foram desenvolvidos por ginecologistas para se adaptarem perfeitamente à anatomia feminina, vedando completamente o canal vaginal, evitando dessa forma fugas de sangue. Fabricado de um material altamente maleável e confortável, possibilita o seu uso na prática de todo o exercício físico, na praia e durante a noite. Por não ser absorvente, mantém a humidade e a protecção natural da vagina e não alterando o seu PH natural.
  • Diminuição de resíduos:Segundo especialistas o tempo máximo de uso de absorventes não deve ser superior a 4h, na medida em que, partir daí, o ambiente vaginal torna-se propício à proliferação de fungos e bactérias, provocando desta forma, as infecções. Assim sendo, serão consumidos cerca de 30 absorventes por mês, 360 por ano e 3600 em dez anos dependendo da intensidade do fluxo.

Em todo o planeta, são utilizados 13.699 absorventes POR SEGUNDO, nas zonas urbanas. Estamos a referir-nos a 432.000.000.000.000 (432 biliões) de absorventes depositados em lixeiras e aterros…

  • Economia:O preço de um pacote de absorventes pode não parecer significativo, mas vários anos de uso frequente gera um gasto imenso. Estima-se que mensalmente cada mulher gaste em absorventes (pensos e tampões) cerca de 7,50 €. Assim sendo, o uso de um único copo menstrual fica pago em três ou quatro meses de utilização, e dura anos, se devidamente manuseado!

 

O preço online do copo menstrual é de 23,90€, já com portes incluídos!

 

Como se coloca?

Para introduzir o seu Me Luna, dobre-o da forma mais confortável para si, segure-o dobrado e após afastar os grandes lábios insira-o na sua vagina. Pode ser feito enquanto está sentada na sanita, de cócoras ou de pé com uma das pernas levantadas, dependendo unicamente da forma como se sente mais confortável. Se inicialmente sentir alguma dificuldade na introdução do seu Me Luna, não se preocupe! Um lubrificante à base de água durante os primeiros usos vai ajudá-la! Verá que rapidamente vai encontrar uma posição perfeita de o colocar. Para evitar fugas de sangue, verifique que o copo menstrual se desdobrou correctamente após ter sido introduzido contornando com um dedo ao longo da borda ou puxando levemente a pega.

Duas das varias formas como o copo pode ser colocado:

puchdown

Dobra em Bico

dobrac

Dobra em C

Como se retira?

Para remover, puxe gentilmente a pega até chegar à entrada da vagina. Em seguida, aperte a base para libertar o vácuo e puxe lentamente o copo menstrual até o remover por completo. Também pode utilizar os músculos vaginais para ajudar, fazendo força, empurrando assim o copo para fora.

E a sua limpeza?

Há que ter em conta dois tipos de limpeza: a diária, no decurso do período; e a mensal, que ocorre no final da menstruação. Diariamente basta lavar o Copo Menstrual com água corrente FRIA. A água quente pode tornar o material demasiado maleável, dificultando a sua abertura dentro da vagina. Esta manutenção será feita de 12 em 12 horas (de manhã e à noite). Assim, durante todo o período, coloca o seu Me Luna de manhã e retira-o à noite. Basta lavá-lo com água e voltar a colocá-lo para dormir. Acabaram-se as camas sujas e os odores desagradáveis! Agora já pode dormir descansada!

No final do período, é aconselhada uma higienização mais aprofundada.

O Me Luna pode facilmente ser desinfectado e de duas formas:

  • a fervura; ou
  • a utilização de produtos específicos para desinfecção a frio.

Para a esterilização a quente, coloque o seu Me Luna em água a ferver, por apenas 1 ou 2 minutos, certificando-se de que há água suficiente no recipiente para o cobrir.

Esta fervura também pode ser feita no micro-ondas, desde que em recipiente específico.

A esterilização a frio pode também processar-se com produtos que se adquirem em todas as farmácias:

  • As pastilhas Milton, método utilizado para a esterilização de biberões e tetinas; ou
  • As pastilhas Corega que desinfectam as dentaduras.

 

Por ultimo deixo-vos os contactos da Me Luna:

Geral/ Isabel Girão / Sandra Marques

21 458 29 64 – geral@meluna.pt

96 473 66 37 – isabel.girao@meluna.pt

96 470 68 51 – sandra.marques@meluna.pt

 

Obrigada Me LunaObrigada Isabel e Sandra!

 

Mónica.

 

Este artigo tem 6 comentários
  1. Ando à meses para comprar um… mas sou tão maricas que penso logo em coisas ruins, como é o caso de ” e se faz vácuo e não sai?! E tenho que ir ao hospital por causa disto? Ain… se calhar não vou comprar ” …
    Tenho lido algumas informações sobre o produto e o teu testemunho também foi muito bom 🙂 mas este receio do vácuo é que me atormenta 🙁
    De qualquer maneira, obrigada pela partilha *

    • Monica diz:

      Ola Joana. Quando pensava nisso também era uma das minhas duvidas e principal senão – O retirar do copo. Assustava-me pensar. Mas, é como se tivesses a retirar um tampão. a única diferença é que ao puxares apertas um pouco a base para que liberte um pouco de ar e ele sai de forma natural 😉 Beijinhos

  2. Madalena Mendes diz:

    Olá Joana!
    Esse receio é perfeitamente normal mas tirar um Meluna é muito mais fácil do que parece ;). O copo não sobe assim tanto para que não o consigas alcançar com os dedos, tens uma série de pegas, incluindo um anel que te ajudam nisso, por isso depois é só mesmo apertar um bocado a base e o vácuo solta-se. Ainda um truque que foi mencionado acima, contrair os músculos vaginais (no fundo é fazer força como se estivesses na casa de banho) este não falha! o copo desce e é mesmo muito mais fácil para o tirar. Tens de experimentar é mil vezes melhor que o tampão!
    Ps: uso o Meluna há quase um ano e nunca tenho problemas em retirá-lo 😉

  3. Mónica Alexandra da Silva Teixeira diz:

    Olá, comecei hoje a seguir o v/ blog, pois adorei o que tenho lido!
    Desde já obrigada pela partilha fantástica que fazem e nos ajudam muito.

    O copo já comecei a usar e acho fantástico, mesmo!! Adorei.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.