[nutrição] Lancheira saudável: snacks #2

Para imprevistos (caso o seu filho tenha de ficar mais tempo na escola ou tenha alguma atividade até mais tarde) pode ainda optar por alguns snacks saudáveis, em substituição dos produtos embalados como  as batatas-fritas e chocolates.

Uma boa opção é juntar à lancheira uma “caixinha” com frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs ou amendoins), estes frutos são altamente nutritivos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento cognitivo. Mas atenção, nada de comprar as versões salgadas, opte pelo seu estado mais natural, em cru. Uma mão cheia de frutos secos é a dose ideal!

FML-Food Portions-3.jpg

Outro snack perfeito para imprevistos são as frutas desidratadas. As crianças adoram pois estas vêm em pacotinhos tipo batatas-fritas, mas em vez de batatas, cheias de gorduras prejudiciais, contêm fruta!

apple-chips

E porque não uns palitinhos de cenoura crua, principalmente quando está em casa e o seu filho lhe pede umas bolachinhas de aperitivo?

Experimente com um molho de iogurte caseiro, aqui vai a receita:

PALITOS DE LEGUMES TEMPERADOS COM MOLHO DE IOGURTE:

Palitos de 1 cenoura média ou de outro legume

MOLHO:

– 1 iogurte sólido natural

– 1 c. sopa de hortelã ou manjericão picado

– 1c. sopa de sumo de limão

– 1 c. chá de azeite

Misture muito bem todos os ingredientes do molho. Depois é só saborear os palitos molhados no preparado. Fácil, não é? Experimente! Aposto que vão adorar!

cenoura-e-pepino

Pense no lanche como parte da educação. Seguindo estas dicas irá ajudar o seu filho a ter uma consciência alimentar mais saudável. Sabemos que é na infância que se constroem os bons hábitos. Este pode ser um bom começo para iniciar um novo estilo de vida para toda a família!

Para mais informações sobre nutrição em idade pediátrica, assim como marcação de consulta, contacte através do email anamartinsnutricionista@gmail.com

Artigo por Ana Lopes Martins

Nutricionista. Apaixonada por comida saudável e crianças.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.