[Um livro à quarta] – As Lamúrias da Formiga Margarida

As Lamúrias da Formiga Margarida

”Era uma vez uma pequenina formiga que andava em grande azáfama lá para o interior de um denso bosque, à procura de uns pauzinhos de azinho para melhor passar o longo inverno no aconchego da sua humilde casinha, foi surpreendida quando a neve lhe prendeu um pé e logo ficou sem saída.   Falou com o sol, as nuvens, o vento, a chuva, o gato, o rato, o cão, o fogo, o boi …. até que as lamurias a salvaram.”

Este livro chegou ás mãos do Migas pela escola, foi lá que o autor foi contar a historia e levou livros para a criançada.  Ele adora livros e nessa manha o entusiasmo era muito porque ia ouvir ‘A’ historia. A meio da tarde quando o fui buscar a primeira coisa que ele me disse (em êxtase) foi:

– Tinha um boi mãe, tinha um boi.. a historia tinha um boi!!!

Pois é, a historia tinha um boi. Ele não só adora livros como também adora bois. Desde esse dia este livro tornou-se o preferido dos preferidos cá de casa. É rara a noite em que não se fala na Formiga Margarida.

Como já foi referi em cima este livro conta a historia de uma formiga, a Dona Margarida, que durante a sua busca por pauzinhos de azinho para se aquecer durante o inverno fica presa na neve. Pede então ajuda a vários elementos que se fazem representar com ilustrações muito muito giras! O Migas adora o gato, o rato e o boi. Ilustrações giríssimas para os mais pequenos. No final a formiguinha que já tinha entregue a sua desgraça ao destino percebe que quando parou de se lamentar e de pedir ajuda um milagre acabou por acontecer – a neve derreteu. Uma escrita óptima para as crianças, dinâmica, sonora e que fica no ouvido. Até da vontade de ler a cantar!

(Sou da opinião de que a leitura faz milagres e é óptima em qualquer idade no entanto para que a moral da historia seja retida com mais facilidade aconselho este livro a crianças com idade a partir dos 3 anos. )

Autoria: Jorge Dipo D’Origo e Sandra Fernandes

Designe e Ilustração: Sandra Fernandes

Editora: Estremoz Editora

Preço: 8 euros

DSC_0015

Mónica.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.