Mandalas para crianças – O porquê.

Uma leitora do blog perguntou o porquê das mandalas para as crianças. Eu explico o porquê.

A Mandala é um elemento milenar cujo significado comum é o bem com a vida e com o que nos rodeia. Podem ser figuras baseadas em geometria sagrada, com a utilização de símbolos, desenhos, cores, números e palavras. Podem vibrar de fora para dentro e dentro para fora. Significa círculo, círculo mágico ou concentração de energia e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia. Há quem interprete as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.
A relação entre as mandalas e as crianças ja é muito antiga pois quando estão com dificuldades para se concentrar, as crianças gostam de rabiscar. Esses rabiscos quase sempre incluem formas que lembram mandalas. Além disso, algumas crianças elaboram motivos muitíssimos parecidos com as mandalas de culturas antigas. Dizem que isso ocorre porque elas estão mais perto das nossas origens. E talvez explique por que pintar mandalas tem um efeito muito mais rápido e perceptível nas crianças do que nos adultos. Os psicólogos opinam que o trabalho regular com essas imagens estimula o desenvolvimento da personalidade e aumenta a concentração. No caso de crianças com dificuldades para fazer os seus TPC’s, pintar uma mandala antes de encarar os trabalhos de casa tem um efeito tranquilizante e concentra as energias. Crianças mais calmas encontram nesse tipo de actividade uma carga de energia e de alegria. (Como é o caso dos meus filhos) Também é útil para os que estão em crise de desenvolvimento, os que têm problemas de motricidade, os que têm medos, os irritáveis ou agressivos. Ao pintar mandalas, a mente entra num estado de relaxamento no qual as experiências traumáticas, os medos e as tensões podem ser transformadas.
Podem ser as crianças a criar, desenhar e pintar as mandalas e executando assim um exercício de concentração e meditação. Podemos trabalhar com vários elementos como areia, lápis, tintas, giz, lã, colagem, objectos recicláveis,etc…

Benefícios do desenho e pintura de Mandalas:

• Melhoria da concentração e da capacidade de aprendizagem;

• Equilíbrio dos hemisférios do cérebro, esquerdo – analítico e direito – criativo;

• Melhora a capacidade de relaxar e dormir;

• Facilita a comunicação e promove a criatividade;

• Desenvolve os sentidos e a capacidade de perceber;

• Estimula a iniciativa pessoal, a imaginação, incentivando a liberdade de expressão;

• Através do desenho, uso da cor e diferentes técnicas artísticas, a criança expressa seu mundo interior, pensamentos, ideias, humor e relações com o mundo de um modo cada vez mais complexo;

• Desde primeiros traços às criações mais abstractas irão desenvolver suas habilidades artísticas e motoras.

Pode saber mais sobre Mandalas aquieb819cab2ed59c0ee70f4c414d402bd0

Este Artigo tem 1 comentário
  1. MonicaFitas diz:

    Ainda bem Rita. Fico feliz!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.