[Exercício Físico] 5 verdades dolorosas sobre o parto e exercício físico.

 

5 Verdades dolorosas sobre o parto e alguns conselhos para lidar com sucesso na relação exercício físico e maternidade.

 

  1. Prepara o teu Corpo para o nascimento

O nascimento não é divertido. Sim, dói, como já deves ter ouvido um milhão de vezes. Não há nada como as dores do parto. Só vais descobrir como são realmente estas dores a partir dos 2 dedos de dilatação. Mamãs que treinam até perto do final da gestação, com intensidade mais elevada (desde que seja confortável para elas) têm melhores nascimentos. As mulheres que treinam activamente o seu core (integrado em outros exercícios) durante a gravidez também beneficiam de melhores experiências durante o trabalho de parto. Agachamento é uma excelente opção.

 

  1. Planifica a tua recuperação

Deste à luz um ser único e lindo! Maravilhoso! Não importa se demorou quatro horas de parto natural, ou 48 horas e acabou numa cesariana. Independentemente disso o seu corpo vai ficar de rastos. A recuperação é a chave para o sucesso. Aguarda pelo menos duas semanas para recuperar tanto quanto possível. Após esse tempo, podes optar por uma caminhada lenta (por exemplo à volta do quarteirão). Mais tarde, aconselha-te com um profissional na área do exercício e com conhecimentos específicos no período pós-parto, e quando te sentires capaz (pode demorar 4 a 10 semanas após o parto) e com consentimento do teu médico, considera fundamental regressar ou iniciar a prática de actividade física.

 

  1. Começa devagar

Podes sentir-te pronta, mas o corpo pode não estar no mesmo patamar. A realidade é que ficamos mais fracas. O nosso pavimento pélvico levou uma martelada. A zona abdominal e coxas encontram-se mais frágeis, e, provavelmente tudo o resto se encontra um pouco mais enfraquecido, pois houve uma mudança ou mesmo abandono do treino orientada em torno da segurança do bebé. Supõe que vais começar do zero e então, congratula-te por cada passo que dás. Três séries de 20 lunges, 20 agachamentos, 20 press de ombro são um óptimo ponto de partida, para quem já praticava exercício durante a gravidez.

 

  1. Prepara-te para a dor, frustração e trabalho duro

Assim que estiveres pronta (assegura-te que o seu pavimento pélvico se encontra estável) vais ter que trabalhar arduamente para teres o teu corpo de volta. Sim, mais dor! A realidade é que, se ganhaste um pouco mais daquilo que precisavas durante a gravidez, vais ter que te esforçar mais também. O ganho de peso da gravidez é a mais difícil de perder. Isso ocorre porque durante a gravidez uma mulher pode realmente aumentar o número de células gordas, em vez de, apenas aumentar o tamanho de suas células actuais. Não tenhas medo, vais conseguir fazer isso e muito mais, pensa no nascimento (lembra-te de como foi divertido!) como seu aquecimento.

 

  1. Redefine os teus objectivos

Esta é a fase que vais gostar menos. Lembra-se daquele corpo de jovem, estômago liso, a pele esticada? Essa já não és tu mamã! Carregaste um ser humano maravilhoso dentro de ti durante meses. As coisas mudaram. Mas não para pior. Em primeiro lugar porque todos os clichês são verdadeiros. O teu bebé vai significar mais para ti do que qualquer coisa que tu possas ter imaginado. Essas estrias valem a pena, e agora entendes do que o teu corpo é capaz. Em segundo lugar, porque tu finalmente te juntaste àquele clube mundial: Mulheres Que Conseguem!

Agora, já não és aquela miúda fofa que eras antes. Agora és o símbolo da feminilidade. Ter o teu corpo de volta é simplesmente mais uma das coisas que tu vais ser capaz.

 

Alguns esclarecimentos adicionais:

– Agachamentos, Lunges, Press de Ombros são alguns dos exercícios utilizados na prescrição de treinos para gestantes e puerperais. Se não conheces a técnica correta nunca os tentes realizar sozinha pois existe probabilidade de ocorrerem algumas lesões em repetições mal executadas de forma excessiva;

– Se nunca praticaste exercício, e queres inicia-lo durante esta fase, procura sempre um técnico com conhecimentos sobre exercício durante esta fase especial da vida de uma mulher.

 

 

Para mais informações sobre exercício físico durante a gravidez e no pós-parto, dirija-se ao ginásio Blive Health & Fitness em Beja ou contacte através do Facebook

1185712_530316333703479_2041836669_n

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.