Actividade do Fim-de-semana

Mandalas de lã – A partir dos 2 anos

O nosso fim-de-semana foi quentinho, quentinho!

Foi o Migas que me pediu para fazer estas ‘bolinhas de lã’ como ele lhe chamou. Achei demasiado complicado pro D tendo ele só 18 meses mas como sempre, fui surpreendida mesmo não exigindo demasiado dele.

Aos dois dei nota máxima no empenho e principalmente na concentração. O Migas sempre muito correcto e concentrado não falhava uma linha em alternância, passando por cima e por baixo de cada fio. No final, as lãs em tons rosa fui eu que as coloquei pois segundo ele, eram ‘lãs de menina e de mamã’. O D, sempre com a minha ajuda mostrou muito interesse em olhar todo direitinho.

No domingo de manhã quiseram pintar raposas e macacos.

Deixo-vos com as obras de arte.
Uma boa semana.

MANDALAS (4)MANDALAS (5)MANDALAS (10)MANDALAS (1)MANDALAS (6)MANDALAS (7)MANDALAS (8)PINTURAS (2)PINTURAS (3)PINTURAS (6)PINTURAS (7)PINTURAS (8)PINTURAS (9)

Este artigo tem 2 comentários
  1. Rita diz:

    Podem explicar o contexto das mandalas?

    • MonicaFitas diz:

      Ola Rita. Claro que sim. Peço desculpa não consegui explicar no post o contexto.

      As mandalas são uma pancada minha e por consequência esta a tornar-se uma pancada dos meus filhos também. 😉

      A Mandala significa círculo, círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia. Há quem interprete as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.
      A relação entre as mandalas e as crianças ja é muito antiga pois quando estão com dificuldades para se concentrar, as crianças gostam de rabiscar. Esses rabiscos quase sempre incluem formas que lembram mandalas. Além disso, algumas crianças elaboram motivos muitíssimos parecidos com as mandalas de culturas antigas. Dizem que isso ocorre porque elas estão mais perto de nossas origens. E talvez explique por que pintar mandalas tem um efeito muito mais rápido e perceptível nas crianças do que nos adultos. Os psicólogos opinam que o trabalho regular com essas imagens estimula o desenvolvimento da personalidade e aumenta a concentração. No caso de crianças com dificuldades para fazer seus deveres escolares, pintar uma mandala antes de encarar os trabalhos de casa tem um efeito tranquilizante e concentra as energias. Crianças mais calmas encontram nesse tipo de actividade uma carga de energia e de alegria. (Como é o caso dos meus filhos) Também é útil para os que estão em crise de desenvolvimento, os que têm problemas de motricidade, os que têm medos, os irritáveis ou agressivos. Ao pintar mandalas, a mente entra num estado de relaxamento no qual as experiências traumáticas, os medos e as tensões podem ser transformadas.
      Beijinhos Rita

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.